Arte nas alturas e experiência tátil. No dia 31 de julho, Blumenau recebe a primeira apresentação oficial do projeto Bonecos Gigantes Performances, com mostra e ação de quatro personagens, de até três metros e meio de altura, produzidos e apresentados pela Cia Macadame. A ação ocorre, às 9h30, na Associação de Cegos do Vale do Itajaí (ACEVALI), é gratuita e voltada para as pessoas da instituição e ao público interessado.
Segundo a artista e produtora cultural da Cia, Priscila Gilinski, os bonecos gigantes foram produzidos com a intenção de impressionar as crianças e colorir ainda mais os espaços em Blumenau e região, com performances em eventos e feiras da cidade e no Vale do Itajaí. “Nessa técnica o bonequeiro veste a fantasia, movimentando os braços, através de varetas, e as pernas do boneco ligadas às pernas do artista. São personagens performáticos, que dançam e interagem com o público”, afirma.
Os idealizadores da ação pioneira na região, Rafael Leandro e Priscila Gilinski, à frente da Cia Macadame, explicam que uma das bonecas gigantes, a Zazzau foi inspirada na personagem do livro infantil de Ana Maria Machado, Menina Bonita do Laço de Fita; já, o segundo boneco gigante, é o Sapo Di; o terceiro, O Coelho Jorel; e o quarto, O Peixe Peixoto; personagens escolhidos a partir de Canções Infantis: Mulher Rendeira, Samba Lelê, Alecrim Dourado, Sapo Que Não Lava o Pé, Coelhinho, Marinheiro, Peixinho no Mar e Peixe Vivo. Músicas gravadas pelo artista Rafael Leandro serão reproduzidas por meio de caixa de som para contribuir com as performances artísticas dos bonecos.
“Uma das propostas do projeto, além da confecção dos Bonecos Gigantes, é o comprometimento a realizar uma experiência tátil com roda de conversa para os associados da ACEVALI, que contará com audiodescrição e material em Braile, com todas informações, canções infantis e réplicas dos bonecos em escala menor, onde o público poderá sentir o toque do boneco em diferentes escalas”, afirma Priscila.
“O projeto proporciona uma experiência única e surpreendente ao público com a presença marcante de bonecos gigantes, criando uma atmosfera de fantasia, com música e alegria que contagia o público e estimula a imaginação e a criatividade das crianças”, celebra Rafael Leandro.
O Projeto Bonecos Gigantes e Performances é selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Cia Macadame
Companhia de teatro de bonecos de Blumenau, fundada pelos artistas Rafael Leandro e Priscila Gilinski, em 2015, e atua com pesquisa sobre os mecanismos da arte milenar dos bonecos. A Companhia iniciou produzindo bonecos em miniatura, conhecido como teatro lambe – lambe, apresentando-se nas praças, feirinhas e eventos, em seguida desenvolveu bonecos de marionete de fios, com apresentações em escolas. Com destaque para o espetáculo Fritz Müller no Vale das Descobertas, que atingiu um público de mais de 3 mil crianças. Circulou também com a peça Cruz e Sousa o Acrobata do Acaso, e, Belsnickel Admirável ou Travesso. Recentemente, os bonecos de marionetes participaram como elenco do curta metragem “O príncipe dos observadores Fritz Müller em uma aventura científica em Rancho Queimado”. No decorrer de 2024, a Cia Macadame iniciou a construção de bonecos gigantes de até três metros e meio de altura para cativar e impressionar ainda mais seu público. Em sua trajetória, a Companhia de teatro de bonecos participou de festivais e editais online e presenciais em nível municipal, estadual e nacional. Acompanhe as novidades pelo Instagram.
Serviço
Apresentação performática e táctil do projeto Bonecos Gigantes
Dia 31 de julho, às 9h30
Na Associação de Cegos do Vale do Itajaí – ACEVALI (R. Londrina, 30, Velha, Blumenau/SC)
Evento gratuito, voltado para pessoas da instituição e ao público interessado.
Equipe Técnica
Produção geral: Rafael Leandro e Priscila Gilinski
Figurinos e confecção dos bonecos: Ivanira Gilinski Machado
Bonequeiros: Cris Laleska, Rafael Leandro e Priscila Gilinski
Fotografia: Ruth Rodrigues
Audiodescrição: Mara Rubian Matteussi
Divulgação cultural/AI: Nane Pereira Comunicação e Arte.
Fonte: Nane Pereira Comunicação e Arte
Seja o primeiro a comentar