“Estou desde cedo nesta quarta-feira tentando ver o que aconteceu e reverter a suspensão de cinco leitos de UTI do Hospital Santo Antônio.” Foi mais ou menos o que me disse o secretário executivo da ADR Blumenau, no começo da noite, saindo de Florianópolis.
Na capital, Emerson Antunes (PSD) reuniu-se com técnicos de algumas pastas para entender como funciona o tal credenciamento junto ao SUS e também com o secretário estadual de Saúde, Vicente Caropreso (PSDB), neste caso acompanhado pelo deputado estadual Ismael dos Santos (PSD).
Antunes afirmou que o pedido do HSA foi feito em março. Trouxe a promessa que até a próxima semana técnicos do Vigilância Sanitária – do Estado e do Município – viriam fazer a inspeção, condição para o credenciamento junto ao SUS. Mas disse que quem dá o aval oficial é a uma tal de Câmara Técnica, cuja a próxima reunião está marcada para 27 de julho.
Também sinaliza com uma possibilidade de que o Estado banque os custos destes leitos do HSA enquanto o SUS não repassar os valores, a partir da chegada da autorização do credenciamento. Não ficou claro se a fundo perdido, abatendo de algum outro repasse ou simplesmente cobrando depois.
Serão alguns termos que o secretário Emerson Antunes quer levar para a conversa com a administração do hospital e da secretária municipal de Saúde, nesta quinta-feira. Pretende demover a suspensão dos leitos com estas ponderações.
E traz outras lembranças. Diz que o Estado repassa R$ 700 mil mensais para a instituição e que investe atualmente R$ 8 milhões na construção de uma nova ala oncológica.
Émerson Antunes é o cara que fica entre o rochedo e o mar. Tentará reverter a situação.
Sobre o anúncio de suspensão do atendimento nestes cinco leitos e a repercussão, leia aqui.
Tô gostando desse Secretário. Confesso que me surpreende, positivamente.
Deve ser candidato a algum cargo no ano que vem, ou no máximo em 2020.