O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), viaja nesta quarta-feira, dia 13, para a Alemanha para participar de importantes agendas para a cidade. Ele irá acompanhado do secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, e da realeza da 38ª Oktoberfest. A principal agenda será a abertura da Oktoberfest de Munique, neste sábado, dia 16.
Será a primeira vez na história da maior e mais tradicional Oktoberfest do mundo que um prefeito de Blumenau participará como uma das autoridades convidadas. “É preciso reconhecer a importância histórica, cultural e econômica de fazer parte como autoridade da maior Oktoberfest do mundo, uma festa com mais de 200 anos de tradição. Levar o nome de Blumenau até lá, num momento em que a organização da festa alemã vem contestando o uso da marca Oktoberfest em outros locais do mundo, significa que eles reconhecem a nossa festa”, diz Hildebrandt.
Greuel também comentou sobre o fato de estar no palco da maior festa alemã do planeta. “Será um momento único para a Oktoberfest Blumenau. É o reconhecimento da nossa festa como evento que mantém as tradições germânicas fora da Alemanha” destaca.
Mas antes de ir para Munique, Hildebrandt e a comitiva blumenauense irão para a cidade de Schloß Holte-Stukenbrock visitar uma multinacional que pretende ampliar o espaço fabril já existente em Blumenau, construindo uma nova fábrica. A visita na empresa deve acontecer na quinta à tarde e na sexta de manhã. Logo depois, eles viajam para Munique.
A abertura da Oktoberfest de Munique está marcada para as 12h de sábado (horário local). No domingo, às 9h (horário local), ocorre o único desfile realizado pela festa alemã e o prefeito terá lugar de honra, junto com outras autoridades, para prestigiar. Na segunda a comitiva retorna para Blumenau, com previsão de chegada na terça-feira pela manhã.
Fonte: PMB
A pergunta que fica é: Quanto custa? Quem paga? Qual o retorno?