Agendamento disponível para nova etapa de vacinação contra Influenza

Foto: reprodução

A terceira e última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza inicia na próxima segunda-feira, dia 11, e vai incluir seis novos grupos, além dos outros 11 que já estavam sendo vacinados desde o dia 23 de março, quando a ação iniciou. Os novos púbicos que poderão buscar a imunização incluem professores, gestantes, puérperas e crianças (confira as especificações abaixo).

Com a nova etapa da campanha, a Secretaria de Promoção da Saúde passa a disponibilizar, na tarde desta sexta-feira, dia 8, novas agendas para marcação da vacina contra Influenza, com horários disponíveis em 34 unidades de saúde, entre Ambulatórios Gerias (AGs) e Estratégia de Saúde da Família (ESFs). O novo agendamento aberto será para a semana dos dias 11 a 15 de maio.

A estratégia de agendamento online vem sendo utilizada desde o início da campanha, em decorrência da pandemia do Coronavírus, a fim de evitar aglomerações nas unidades de saúde, o que poderia aumentar chance de transmissão da doença. Pessoas que fazem parte de um dos grupos prioritáriospodem acessar as agendas por meio do aplicativo Pronto Mobile, pelo link disponibilizado no site da Prefeitura ou ainda por contato telefônico com a sua unidade de saúde. O App pode ser baixado gratuitamente nas lojas Android e IOS.

No momento da marcação online, o usuário deverá selecionar a qual grupo pertence e estar ciente da obrigação de apresentação de documento que comprove sua situação. Confira na lista abaixo os documentos de comprovação.

A Secretaria de Promoção da Saúde reforça a importância de ter em mãos a carteira de vacinação e o número do CPF de quem fará a vacinação, no momento da marcação online e também quando comparecer à unidade de saúde. A preocupação maior é com as cerca de 21 mil crianças que poderão receber a vacina, já que nem todas possuem o documento. A orientação às famílias é de que providenciem o registro do Cadastro de Pessoa Física para realizar a vacinação. O documento pode ser feito no cartório já no momento da emissão da certidão de nascimento ou ainda pelo site do Ministério da Economia, neste link.

Nova etapa tem baixa procura

A procura por vacinas contra Influenza pelo público alvo da segunda etapa da campanha de vacinação tem sido baixa, conforme demonstram os números registrados pelas equipes da Semus.

Os primeiros grupos a serem vacinados foram os idosos (acima de 60 anos), cuja meta já chegou a 120% do público estimado pelo Ministério da Saúde e os trabalhadores da Saúde, que atingiram 66,76% da meta. Já em relação as pessoas com comorbidades, a estimativa de público é de quase 40 mil, mas a meta está bem abaixo do necessário: apenas 25% buscou a vacinação até o momento.

Os novos grupos da 3ª etapa representam pouco mais de 44 mil pessoas. A meta é vacinar 90% desse público. O município deve receber na próxima semana 23 mil doses enviadas pelo governo do Estado, para iniciar esta nova fase. Até esta quinta-feira, dia 7, 55.127 doses haviam sido aplicadas em Blumenau. A estimativa inicial do Ministério era de vacinar pelo menos 125 mil pessoas em Blumenau, desconsiderando grupos como caminhoneiros e deficientes, incluídos ao longo da Campanha e sem estimativa de público.

Confira os grupos da 3ª etapa e comprovantes necessários:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos 11 meses e 29 dias): documento de identidade com CPF

– Pessoas com deficiência: laudos ou declarações médicas; comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentadoria da pessoa com deficiência

– Gestantes: resultado de teste de gravidez positivo ou carteirinha de gestante

– Puérperas até 45 dias: documento que comprove a gestação como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros

– Adultos de 55 a 59 anos de idade: documento de identidade
– Professores das escolas públicas e privadas: último holerite

Fonte: Comunicação PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*