Alexandre Aicardi
Jornalista e Ambientalista
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU no dia 22 de março de 1992. Desde então, esta data é utilizada para provocar o debate sobre esse precioso líquido e seus diversos aspectos relacionados.
Este ano, o tema diz respeito às águas residuais e traz a reflexão sobre a ausência da coleta e tratamento do esgoto, que obriga as comunidades a conviverem com seus próprios dejetos e com o aumento do risco de doenças que podem levar à morte. Principalmente as crianças.
Apesar de Santa Catarina apresentar um dos piores índices de saneamento do país, Blumenau demonstra um avanço considerável na coleta e tratamento de suas águas residuais, com 40% de seu esgoto tratado, através de sua rede privada de esgotamento sanitário.
É fato que as obras e os transtornos, oferecidos pela implantação da rede, são destaques no cotidiano blumenauense e o custo por este serviço também é motivo de debate.
Assim, a reflexão sobre como utilizamos a água, sua qualidade e disponibilidade, nos leva a ponderar sobre nossas atitudes em relação ao ambiente e à vida, muito além de abrir a torneira ou pagar a conta.
Essa preocupação e o interesse pelas questões ambientais crescem de forma positiva na cidade e a participação popular, em defesa da vida e da sustentabilidade, se faz presente de forma cada vez mais intensa no cotidiano blumenauense.
A saga do corte da figueira no bairro Victor Konder, condenada a pena de morte por “atrapalhar” na calçada e defendida até o último momento por populares, é um exemplo do interesse dos blumenauenses pela vida, bem como a crescente participação da sociedade nas atividades socioambientais e nos eventos de educação ambiental.
Este interesse fica claro com o Junho Verde, substituto da Semana do Meio Ambiente. Organizado pelo coletivo de educação ambiental da cidade, diferentes ações são realizadas no mês de junho – alusivo ao dia do meio ambiente – com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação ambiental e da sustentabilidade, com um maior número de participantes a cada ano.
Venha participar do Junho Verde!
No dia 23 de março na sala Multiuso do SENAI, localizado na Rua São Paulo, 1147, a partir das 14 horas, acontece a reunião geral de apresentação e elaboração da programação. Todos podem participar do evento, pessoa ou instituição. Traga sua ideia e envolva sua comunidade, tem coragem?
Muito legal gostei dessa reportagem