A Associação das Mico e Pequenas Empresas de Blumenau redigiu um documento para ser entregue aos candidatos a prefeito de Blumenau. Napoleão Bernardes (PSDB) e Jean Kuhlmann (PSD) já estiveram na entidade e conheceram o documento. Encontros com os outros três candidatos – Arnaldo Zimmermann (PCdoB), Ivan Naatz (PDT) e Valmor Schiochet (PT) – , estão sendo agendados.
No documento, a AMPE reivindica a criação de uma central de produção para abrigar microempresas; o começo das atividades do fórum municipal da micro e pequena, criado em junho deste ano e pede estudos do novo prefeito para a implantação de benefícios e incentivos fiscais.
O documento, na íntegra, pode ser conferido abaixo
MANIFESTO DA AMPE BLUMENAU É ENTREGUE AOS CANDIDATOS À PREFEITO
Assim como na eleição passada os candidatos a Prefeitura de Blumenau receberam um Manifesto da Ampe, contendo reivindicações para a classe empresarial das micro e pequenas empresas, também agora a entidade elaborou um importante documento, no qual assinalou algumas sugestões para os atuais candidatos.
Entre as reivindicações, está a de se estudar a destinação de um local para nele ser instalada uma Central de Produção, com a finalidade de abrigar microempresas que estejam inibidas de iniciar suas atividades por falta de local adequado, reunindo em um só lugar diversas atividades, preferencialmente não poluidoras, possibilitando um trabalho, tanto quanto possível, de cadeias produtivas. Poderia ser estudada a facilitação de um aluguel inicial simbólico, reajustado de forma a acompanhar o progresso do empreendimento.
A Ampe também entende importante o início das atividades do Fórum Municipal da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte de Blumenau, instituído através da Lei 1.060, de 28 de junho de 2016, bem como a manutenção da atual Diretoria da Micro e Pequena Empresa, órgão integrante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, ao qual caberá a coordenação do Fórum.
Em outro tópico do Manifesto, a Ampe pede ao futuro prefeito que estude a implantação de benefícios e incentivos fiscais específicos para a categoria das pequenas empresas, levando em conta que, na maioria dos casos, tratam-se de aportes e ajudas diminutos, ainda não previstos em lei, mas de real necessidade para se incentivar os pequenos negócios no município.
A Ampe também está desenvolvendo um projeto de uma Escola do Empreendedor, à imagem de um estabelecimento que já existe em Belo Horizonte, mantido pelo SEBRAE. Em Blumenau, o anteprojeto já foi elaborado, com o apoio do SEBRAE-SC. O passo seguinte será a busca de parcerias para a implantação dessa escola. É imprescindível que o poder público municipal cerre fileiras neste sentido, buscando-se apoio, também, de outras esferas governamentais. A Escola do Empreendedor poderá se constituir em uma futura marca registrada do empreendedorismo blumenauense.
O Manifesto da Ampe Blumenau contém outras reivindicações, e já foi encaminhado aos Comitês Eleitorais dos candidatos.
Independente dessa entrega, os 5 postulantes a Prefeitura estão mantendo encontros com a Diretoria da Ampe, expondo seus planos de governo, o que pretendem fazer pela comunidade e pela classe empresarial nos próximos quatro anos.
Be the first to comment