Aplicativo para atendimento na saúde pública de Blumenau começa a funcionar

Foto: Michele Lamin/Secom PMB

A partir desta quarta-feira, os usuários do Ambulatório Geral da Escola Agrícola poderão baixar no seu celular o aplicativo Pronto Mobile, que vai trazer diversas informações, como prontuário, prescrições, histórico de vacinas e mapeamento das unidades de saúde.

Mas a principal novidade é a possibilidade de agendamento de consultas eletivas médicas e odontológicas, um avanço e tanto que pode, se não acabar, diminuir e muito as filas.

O aplicativo estará disponível para os sistemas Android e IOS e o Ambulatório Geral da Escola Agrícola funcionará como piloto neste primeiro momento, para depois chegar aos outros.  Os usuários precisarão estar com o cadastro atualizado em suas respectivas unidades básicas de referência para ingressar na plataforma. Na tela inicial, o Pronto Mobile solicitará o CPF, município e data de nascimento para login, além de um e-mail que será cadastrado durante o primeiro acesso.

PS: O Informe errou. O aplicativo já está disponível para todos usuários do SUS, mas apenas o agendamento de consultas está sendo feito de forma piloto no AG da Escola Agrícola. 

Os cidadãos que realizarem o agendamento de modo online receberão notificações dois e um dia antes da consulta. Em até um dia útil de antecedência, a marcação pode ser cancelada via ferramenta. Se o usuário não anular o agendamento e não comparecer ao atendimento, terá o acesso bloqueado a esta funcionalidade. Para liberá-lo novamente, deverá ir ao posto de saúde para justificar a ausência.

Ouvi críticas ao sistema, dizendo que a maioria dos usuários não tem acesso ou conhecimento a este tipo de recurso. Pode até ser, mas é a tecnologia é um caminho sem volta, facilitando a vida das pessoas.

E certamente pode ajudar a desafogar as filas.

2 Comentário

  1. O que pode ajudar é elegermos políticos sérios, que priorizem a saude , a educação e a segurança , obviamente que a tecnologia é irreversível, mas tecnologia sem médicos ,
    enfermeiros e remédios não cura ninguém .

    Precisamos investir pesado na educação, pagar salários dignos aos professores , um povo
    esclarecido é o melhor remédio para acabar com um político demagogo e sem dignidade .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*