A “live”, transmissão ao vivo da Prefeitura de Blumenau no começo da noite desta quinta-feira, feriado de 12 de outubro, acompanha a meteorologia, com boas sinalizações, apesar dos sustos e dos problemas já causados. A chuva deve dar uma trégua e a tendência é a situação se normalizar.
O pico do nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau foi de 10,76 metros às 23h30 de quinta-feira. Suficiente para alagar muitas ruas importantes, levar transtorno para moradores e comerciantes, mas com uma perspectiva de estabilização e diminuição, mesmo que lento.
Isso significa que a Oktoberfest será retomada nesta sexta-feira, a partir das 18h, no meio de um feriadão meio estranho, onde o trabalho predomina. Escolas estão fazendo ponto facultativo e os serviços de saúde trabalham em menor escala, ou seja, impactos menores.
A grande preocupação é o solo encharcado. E aí a população – moradores, comunidade – precisa ajudar, observando, monitorando. No total são 314 ocorrências de deslizamento, 123 análises de risco, 25 quedas de árvore, 12 alagamentos e três destelhamentos.
Apesar das críticas e uma ou outra observação, a Prefeitura de Blumenau sai bem de mais uma enchente, com tomadas de decisões difíceis e polêmicas, reconheço. Assunto para outra postagem, em breve.