É difícil falar de pesquisas depois do primeiro tuno, mas é preciso. E deixando claro que as maiores distorções foram registradas nos estados. Na nacional, a única que errou feio foi a Brasmarket, que apontava que Bolsonaro (PL) viraria a eleição com uma vantagem de 10% sobre Lula (PT). Todas demais apontavam o petista na frente, mas previam uma vantagem maior que os seis milhões de eleitores.
Neste segundo turno, Lula segue liderando as pesquisas de Datafolha e IPEC, com vantagem média de 5% dos votos. Nesta segunda-feira, 10, o IPEC divulgou sua segunda pesquisa realizada desde que recomeçou a campanha. A de hoje, encomendada pela Rede Globo, aponta o ex-presidente com 51% contra 42% de Bolsonaro. Nos votos válidos, a conta é de 55% para 45%.
Com relação a pesquisa da semana passada, Lula manteve o mesmo índice, Bolsonaro caiu um ponto percentual. 5% dizem que vão votar em branco ou nulo e 2% que não sabem ou não responderam.
Foram entrevistadas 2.000 pessoas, entre sábado (8) e segunda-feira (10), em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02853/2022.
Seja o primeiro a comentar