“Assalto a mão armada”, diz vereador Almir Vieira sobre as mudanças no sistema de coleta de esgoto e cobrança de taxa extra

Foto: Rogério Pires/CMB

As mudanças no sistema de coleta de esgoto e a cobrança de uma taxa extra de 10,72% monopolizaram as falas na sessão da Câmara de Blumenau nesta quinta-feira. Houve a convocação do diretor-presidente do Samae para responder às dúvidas dos vereadores e também dele, de um representante da BRK e da AGIR para comparecerem à Comissão de Educação, que tem no seu guarda-chuva o tema “Saúde Pública”.

Na defesa dos requerimentos, muitos vereadores se pronunciaram sobre o tema.

E depois, nas manifestações individuais, as falas prosseguiram. A mais contundente foi do vereador Almir Vieira, que disse que é um verdadeiro “assalto à mão armada aos blumenauenses” e que os parlamentares e a população estão sendo feitos de palhaços, referindo-se ao reajuste, e deixou claro que ele não passou pela Câmara. Também criticou o novo modelo de colocação de fossas individuais e utilização de caminhões, que passará a ser exclusiva da concessionária.

A fala do vereador Almir pode ser conferida aqui.

Professor Gilson (União) também foi contundente. Afirmou que não houve discussão com a sociedade sobre a colocação de fossas individuais e utilização de caminhões. Diego Nasato (Novo) disse que monopolizar o serviço de limpeza de fossa pela concessionária e cobrar o dobro é “uma insanidade e uma injustiça com as empresas de saneamento e com os moradores.”

Poucos vereadores não tocaram no assunto. E alguns poucos que tentaram contemporizar e defender a atual gestão apontaram que o aditivo é do ano passado. É verdade, o aditivo é do ano passado, mas foi assinado no final de março, por esta gestão.

O problema que vai respingar para o cidadão não é responsabilidade de Mário Hildebrandt (PL) e muito menos de Egidio Ferrari (PL). É um problema que se arrasta desde o começo da concessão, na gestão de João Paulo Kleinubing, e que se desenrolou, favoravelmente à concessionária, agora.

E quem vai pagar é a população.

6 Comentário

  1. Na realidade, estamos a mercê de Políticos não comprometidas Sai Governo entra Governo e nos bastidores continuam as mesmas coisas. Nada se trás a luz do dia, nada se discute com a comunidade tudo aparece derrapante.
    Lembrando uma Frase…. Não e Promessa…..e Missão do Delegado….onde estava a publicidade desta negócio

  2. Verdade seja dita. Parabénser aos vereadores que se manifestaram. A população só acompanha cobranças e resolver o problema da água,nada. Na rua da minha casa só tem água de madrugada, quando tem. Mas a conta vem com excesso. E agora mais taxas? Está na hora de levantar os olhos para o cidadão que paga impostos salgados e não tem retorno na prestação de serviços.

  3. É a maior sacanagem que estão fazendo com o povo. Mas, é o povo que escolhe os representantes de Blumenau. Não querem investir em saneamento básico e acham que usar o limpa fossa resolve o problema. Imagino quanto vão ganhar a mais com esse serviço.

  4. Este acontecimento é uma vergonha,a administração desta prestadora de serviço é uma vergonha,a população não tem aumento salarial, nesta proporção,de onde buscam justificativa para este aumento

  5. Nós cidadoes estamos de saco cheio de tantas taxa em Blumenau vamos começar a fazer poço artesiano para escapar desses vampiro suga sugar que pousou em Blumenau eu fazo uma pergunta o sistema de esgoto de Blumenau foram todos feito ou falta a metade ainda porque não vimos mas ninguém estragando as ruas para passar esses tubulações só comeram dinheiro é verdade vereador Almir isso é um assalto a mão armada mesmo isso é casa de polícia.

  6. Estamos cansados de tantas tarifas e impostos o povo blumenauense deveriam se unir em.frente a prefeitura exigir os seus direitos …””quem.é SAMAE””??diante de mais de 370.000 blumenauense..tarifa abusiva !!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*