O Programa de Cirurgia Robótica é a nova aposta da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) para expandir e integrar os serviços de sua rede de hospitais. O Hospital Santa Isabel, de Blumenau, faz parte da associação e agora conta com o serviço de cirurgia robótica do Hospital Santa Catarina, de São Paulo.
Com a parceria, pacientes do Hospital Santa Isabel poderão ser encaminhados a São Paulo para realizar a cirurgia robótica no Hospital Santa Catarina, um dos principais centros de saúde do país. A cirurgia é um procedimento minimamente invasivo realizado com o robô Da Vinci Xi, tecnologia de última geração, e pode ser utilizado em diversas especialidades, como Ginecologia, Urologia, Oncologia e Gastroenterologia. A tecnologia do robô e a expertise da equipe proporcionam um procedimento com mais precisão, menos agressivo e com melhores condições de recuperação para o paciente.
O robô possui quatro “braços”, sendo que um fica com uma câmera e os outros três realizam a operação. Todo o processo é comandando por um médico cirurgião especializado, que consegue visualizar a região do procedimento por meio de uma imagem 3D, que pode ser ampliada em até 15 vezes.
O Programa de Cirurgia Robótica foi lançado nesta quarta-feira, 24 de outubro, em um evento no espaço Moinho do Vale, em Blumenau. Na ocasião, Dirceu Rodrigues Dias, diretor executivo do Hospital Santa Isabel, Dr. Pedro Trauczynski, cirurgião do Hospital Santa Isabel, Juliano Petters, diretor executivo regional da ACSC, Alline Cezarani, diretora executiva do Hospital Santa Catarina, e Dr. Fernando de Andrade Leal, diretor técnico do Hospital Santa Catarina, apresentaram o programa aos médicos presentes.
“Nossos médicos já estão se especializando em cirurgia robótica, para que, além de acompanhar seus pacientes no Hospital Santa Catarina de São Paulo, possam, em breve, realizar o procedimento também. Queremos transformar a experiência de nossos profissionais e pacientes, oferecendo um serviço moderno, seguro e de alta qualidade para o Sul do país”, explica Dirceu Rodrigues Dias, diretor executivo do Hospital Santa Isabel, de Blumenau.
O programa não está restrito aos médicos e pacientes do Hospital Santa Isabel. Outros profissionais da região também poderão ter acesso a esse serviço, tornando-se parceiros do Hospital Santa Catarina de São Paulo.
Com mais de 120 anos de atuação no Brasil, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é responsável pela administração de 24 entidades em três segmentos de atuação: Educação, Saúde e Assistência Social.
Be the first to comment