Me lembro como se fosse ontem. Há cerca de quatro anos, talvez um pouco menos, o então novo prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB) participava pela primeira vez do pauta café, um projeto criado na época pela Assimvi, a Associação de Imprensa do Médio Vale do Itajaí, para promover um bate papo entre profissionais da área com lideranças de diferentes segmentos. A presidente era Cristiane Soethe e eu o vice.
Napoleão foi bastante questionado por todos presentes sobre a escolha de Raimundo Mette para a Secretaria de Comunicação, afinal não era do ramo da comunicação. O prefeito pediu um ano para os colegas ( lembrando que ele também fez parte da imprensa) e garantiu que passada esta fase ninguém reclamaria.
Passaram Mette, Alexandro Fernandes e agora Marcelo Althoff. Passaram quatro anos e o prefeito chegou no período da campanha eleitoral destacando que o problema de sua administração foi não ter se comunicado adequadamente durante o mandato. Falou isso mais de uma vez, assim como seus principais assessores.
Nada contra os três nomes citados acima, todos competentes, mas que não seguem o padrão “técnico” das escolhas alardeado pelo prefeito lá atrás. Quem mais perto chega é Althoff, que foi proprietário de uma produtora de vídeo por um período determinado.
Neste contexto, o agora reeleito Napoleão Bernardes volta a reunir-se com a Imprensa. Será nesta sexta-feira, em mais uma edição do Pauta Café da Assimvi, agora presidida pelo colega Fabrício Wolff, assessor do prefeito, cargo comissionado da Prefeitura.
É provável que o próximo secretário não venha da Comunicação novamente. Especula-se a volta de Alexandro Fernandes ou até mesmo Marco Antônio Wanrowsky. A pasta é vista pela ótica da política e não pela cota técnica.
E olha que nem falo em jornalista, pois a função também poderia ser ocupada por profissionais da publicidade ou de Relações Publicas.
Como Napoleão não poderá mais tentar reeleger-se, ele não reclamará da comunicação na próxima campanha.
Seja o primeiro a comentar