Autora do livro Filhos do Rio Negro estará em Blumenau

Será nesta sexta-feira, 4 de agosto. A jornalista Keila Zanatto estará em Blumenau para falar do livro Filhos do Rio Negro, a partir de sua experiência na Amazônia. Os detalhes você confere no material enviado pela também jornalista Karin Bendheim.

 

Blumenau recebe jornalista catarinense que foi até o Amazonas para escrever livro

Keila Zanatto foi até o Amazonas viver as histórias para poder escrever Filhos do Rio Negro.

Do amor pelo jornalismo e a natureza surge Filhos do Rio Negro, livro da jornalista catarinense Keila Zanatto, que viajou até o Amazonas para vivenciar a busca pela notícia e encontrar pessoas que renderam relatos do cotidiano, costumes e diferentes histórias de moradores de Manaus e Santa Isabel do Rio Negro. Para falar sobre essa experiência e apresentar a obra, Keila estará em Blumenau, na FURB, no dia 4 de agosto. O encontro será no auditório do bloco T, às 19h. Além do bate-papo, haverá a venda do livro e autógrafos. O evento, uma promoção do curso de Jornalismo, é aberto ao público.

A história do livro começa em 2011, quando Keila ainda cursava jornalismo. A acadêmica resolveu colocar o aprendizado em prática e, assim, organizou a viagem até o Amazonas. “Fiquei uma semana em Manaus e escrevi a primeira parte do livro, onde o personagem principal é o Seu Nonato, do Teatro Amazonas. Já a segunda parte do livro se passa em Santa Isabel do Rio Negro, onde a narrativa se debruça sobre artesanato,lenda, comidas e cultura indígena”, conta Keila.

Depois de ter coletado muitas histórias e vivenciado um pouco do Amazonas, Keila voltou a Santa Catarina e terminou de escrevera obra. “Finalizei e engavetei o livro. Precisava de um tempo de amadurecimento. E só depois de seis anos é que ele ganhou vida física”, explica a jornalista.

Este ano Keila está lançando o livro. Em Blumenau, na FURB, a autora irá falar sobre como foi fazer o livro em terra desconhecida, os bastidores, de como encontrar as fontes, das pautas planejadas, mas que caíram e do processo em geral da construção do livro. “Também quero conversar sobre como o jornalismo nos possibilita sonhar e realizar. Do meu amor pelo jornalismo e o Amazonas”, diz a autora, que atualmente mora em Manaus e está preparando novos livros.

Para participar do bate papo com Keila Zanatto basta os interessados comparecerem no auditório do bloco T, da FURB, às 19h. O encontro é gratuito.

Keila Zanatto

Natural de Treze Tílias, no meio oeste catarinense, Keila Zanatto é jornalista formada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Em 2010, foi selecionada no projeto Revelando os Brasis com a reportagem “Vida em Tronco”, onde adaptou o texto para roteiro e dirigiu o documentário sobre a arte de entalhar madeira na cidade natal.

Esteve no Amazonas em 2011 em busca de relatos, de onde nasceu Filhos do Rio Negro, seu primeiro livro. Em 2016, abandonou o emprego, vendeu e doou tudo o que tinha. E, com apenas uma mala, foi para o interior do Amazonas para escrever novas histórias.

Filhos do Rio Negro

Publicado pela Editora Univali, a obra, com 112 páginas, apresenta relatos do cotidiano, costumes e diferentes histórias de moradores de Manaus e Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas.Com estilo simples e descrição de cenários ricos em detalhes, a publicação custa R$29,90 e pode ser adquirida em lojas físicas e na internet.

O título é uma referência a Manaus e Santa Isabel do Rio Negro, as duas cidades principais que proporcionaram as histórias. Como ambas são banhadas pelo mesmo rio e as personagens vivem em torno dele, o ponto em comum dá o nome do livro “Filhos do Rio Negro”.

Sinopse

Luxo, fantasmas e causos do Seu Nonato do Teatro Amazonas. O encontro das águas, pássaros, jacarés, botos e voadeiras motor 40 dos ribeirinhos. O prático, a cozinheira e o convívio de mais de cem passageiros durante três dias sobre as escuras águas do Rio Negro. Lendas, artesanatos, farinha, açaí e índio brabo. Duas cidades. Uma grande, outra pequena. Filhos do Rio Negro traz o cotidiano, os costumes e as diferentes histórias de moradores de Manaus e Santa Isabel do Rio Negro, Amazonas. Relatos em linguagem simples e cenários ricos em detalhes que possibilitam o leitor viajar com a autora. Boa viagem e boa leitura.

Serviço

O quê? Bate-papo com a jornalista Keila Zanatto sobre o livro Filhos do Rio Negro

Quando? Dia 4 de agosto, sexta-feira, às 19h

Local? Auditório do bloco T, na FURB.

Valor? Entrada gratuita

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*