A Câmara de Vereadores aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei de autoria do presidente Marcelo Lanzarin (MDB), que obriga bares e restaurantes de Blumenau a oferecerem canudos de papel biodegradável ou reciclável para uso dos clientes em suas dependências.
Segundo o texto da proposta, o estabelecimento que descumprir a lei poderá receber multa no valor de R$ 500 reais.
O projeto é inspirado em uma proposta da vereadora mirim da Legislatura de 2018, Natália Oliveira Pereira dos Santos, que foi aprovado na Sessão Mirim realizada no plenário da Câmara dos Deputados durante a viagem dos vereadores mirins a Brasília no ano passado.
O presidente Marcelo Lanzarin, ao discutir a matéria, frisou que a intenção não é proibir, mas garantir que os estabelecimentos ofereçam essa alternativa sustentável aos clientes. “A medida tem caráter muito mais pedagógico do que punitivo”, assinalou. O projeto foi aprovado por 10 votos a 3.
Um dos votos contrários foi o do vereador Bruno Cunha (PSB), ele que no ano passado fez uma campanha contra o uso de canudos de plástico. A explicação dele parece coerente e vem ao encontro do que ando lendo por aí, de outras cidades pelo país.
“Ano passado liderei um projeto na cidade de conscientização da não utilização de canudos plásticos. Visitamos muitos estabelecimentos. Me questionavam porque eu não entrava com a lei. Entendi desde o início que o problema não residia no comércio, mas em mudar os hábitos das pessoas.
Com tempo percebi que o problema não é o canudo, mas o que fazemos deles, o lixo. Exemplo desse pote feito com nossas sobras de materiais eleitorais. Na prática, proibir o canudo aumenta consumo de copos e garrafas ainda mais poluidoras, burocratiza ainda mais a iniciativa privada. Podia fazer um voto fácil, cômodo, mas minha responsabilidade pública me conduziu a um voto contrário. ”
Concordo com o Bruno e digo mais. É uma lei inócua. Tomara que valha, como diz o autor, pelo caráter pedagógico.
Quando é que os políticos irão parar de fazer leis para atrapalhar a vida das pessoas? Parabéns a posição do vereador Bruno Cunha, o resto dos 10 vereadores embarcam novamente em populismo barato que tanto atrasa nosso desenvolvimento.