Segundo dados oficiais, o democrata Joe Biden teve mais uma vitória em um estado-chave, o Michigan, e se aproxima da vitória nas eleições dos Estados Unidos.
Segundo a contagem da agência AFP, Biden conta com 264 votos do Colégio Eleitoral contra 214 de Trump.
As agências AFP, AP e o canal de TV Fox News já dão vitória para Biden no Arizona, de acordo com suas projeções matemáticas.
Em entrevista coletiva, Biden disse que ainda não estava declarando vitória, mas que acreditava vencer assim que a contagem chegasse ao fim.
“É a vontade do povo que estabelece quem será o presidente dos Estados Unidos e agora, depois de uma longa vantagem, está claro que já ganhamos em estados o suficiente para ganhar 270 delegados.”
Joe Biden também lidera (e as projeções na imprensa americana apontam vitória) no Arizona e Nevada. Já Trump está em primeiro na Geórgia (com chance de virada), Pensilvânia (com chance de virada) e Carolina do Norte.
Recorde de votos
O candidato democrata Joe Biden ultrapassou, na contagem de votos das eleições presidenciais americanas nesta quarta-feira, 4, o recorde de votos já recebidos por um candidato na história eleitoral dos Estados Unidos. O ex-presidente Barack Obama, de quem Biden foi vice, detinha o recorde anterior.
Segundo a agência de notícias americana Associated Press, Biden tinha recebido, até as 08h45 desta quinta-feira, 5, (horário de Brasília), 72.136.589 de votos, o equivalente a 50,4 % dos votos já apurados.
O recorde anterior, de 2008, foram os 69.498.516 votos dados a Barack Obama (o voto nos Estados Unidos, diferente do Brasil, não é obrigatório).
Recontagem dos votos
A campanha do presidente Donald Trump anunciou hoje que pedirá recontagem de votos nos estados de Wisconsin e Michigan e que entrará com ação judicial contra o processo eleitoral no estado da Pensilvânia, com o objetivo de suspender a contagem de votos.
Em Wisconsin, a vitória de Joe Biden foi confirmada pelas agências AP e AFP, o jornal “New York Times” e a rede de TV americana CNN, na tarde de hoje — com 99% das urnas apuradas, o democrata aparece com 49,6% dos votos contra 48,9% de Trump. Como a diferença entre Biden e Trump é menor que um ponto percentual, o presidente pode pedir uma recontagem de votos.
Com informações do UOL e G1
Seja o primeiro a comentar