Blumenau amplia vacinação contra Covid-19 para todos os trabalhadores de saúde

Foto: PMB

Nesta sexta-feira, dia 5, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) ampliou a vacinação dos profissionais de saúde. Agora, todos os trabalhadores de saúde já podem agendar a imunização contra a Covid-19 em Blumenau. O horário das equipes de vacinação também será ampliado no Setor 1 do Parque Vila Germânica e vai atender os agendamentos neste sábado e domingo, dias 6 e 7, das 8h às 20h.

O motivo da ampliação dos grupos prioritários continua sendo a baixa procura pelo imunizante por trabalhadores de saúde com 60 anos ou mais e profissionais de saúde com comorbidades. Desde o inicio dos agendamentos destes dois grupos, apenas 571 profissionais solicitaram a vacina, para aplicação na quarta, quinta ou sexta-feira. A capacidade do município é imunizar até domingo 1.800 pessoas neste momento.

Os trabalhadores de saúde precisam, na hora de receber a vacina, comprovar vínculo empregatício na rede pública ou privada, por meio de documento pessoal com foto, folha de pagamento ou carteira do conselho de classe. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

O agendamento da vacina contra o Coronavírus pode ser feito no site da Prefeitura de Blumenau, pelo aplicativo Pronto Mobile e também pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2). Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento, automaticamente o sistema vai agendar o retorno para a segunda imunização, dentro do prazo adequado de retorno.

O município continua imunizando o público da 1ª fase. As fases seguintes serão anunciadas conforme disponibilidade de vacinas e demanda dos grupos prioritários. Até agora, Blumenau recebeu pouco menos de 6 mil vacinas para a primeira dose e 3.500 para a segunda dose contra o Coronavírus.

Até esta quinta-feira, dia 4, a Semus já imunizou 4.060 pessoas contra o Coronavírus, em Blumenau.  O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), coordenada pelo secretário André Motta Ribeiro. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando nos canais oficiais (site e redes sociais), os grupos prioritários que poderão ser imunizados, conforme o Plano Municipal de Imunização.

Quem pode agendar a vacina

– Trabalhadores de saúde com idade igual ou maior que 60 anos, com ou sem comorbidade;
– Trabalhadores de saúde portadores de comorbidades, independente da idade;
– Todos os trabalhadores de saúde, independente da idade.

Quem são os profissionais de saúde

De acordo com o Informe Técnico Estadual da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, compreende-se profissionais da saúde tanto médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, quanto os trabalhadores de apoio como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros. Ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como cuidadores de idosos, doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

Fonte: PMB

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*