Blumenau amplia vacinação contra o rotavírus para proteger mais crianças

Foto: PMB

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), ampliou a faixa etária de vacinação contra o rotavírus. A partir de agora, a vacina, que é administrada em duas doses por via oral, inicia com a D1 a partir dos 2 meses da criança e segue até os 11 meses e 29 dias. Já a segunda dose (D2) passa a ser administrada aos 4 meses, seguindo até os 23 meses e 29 dias. Todas as unidades de saúde com sala de vacina ativa do município estão abastecidas e oferecem a vacina gratuitamente. Para receber o imunizante, basta procurar por um AGF ou ESF, levando a caderneta de vacinação da criança.

“Com a ampliação do período para a vacinação, nós reforçamos o nosso compromisso em proteger as nossas crianças contra esta doença. “Antes, com o prazo mais curto e o esquema vacinal anterior, era mais difícil para os pais acompanharem o prazo da administração da vacina. Por isso é fundamental que as famílias procurem as unidades de saúde do município para vacinar os pequenos contra o rotavírus nos períodos determinados”, comenta o secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael.

O rotavírus é um dos principais causadores de diarreia grave em crianças menores de cinco anos, podendo levar a complicações sérias e até mesmo à morte. A doença se manifesta por vômitos, diarreia aquosa e febre alta. Já a transmissão pode ocorrer pelo contato com objetos, alimentos ou água contaminados, ou ainda, por meio das gotículas respiratórias.

O coordenador do setor de imunização da Vigilância Epidemiológica, Vitor Hugo Spudeit, diz que “a vacina contra o rotavírus é uma das formas mais eficazes de prevenção – que também inclui práticas básicas de higiene – é o único imunizante que deve ser administrado no prazo correto, porque se a criança não for vacinada com a primeira dose (D1) no período de tempo determinado, ela não poderá fazer a segunda aplicação (D2)”, finaliza.

A ampliação é uma recomendação do Ministério da Saúde (MS).

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*