A equipe do Paradesporto de Blumenau sagrou-sou novamente a maior delegação nos Jogos Escolares Paralímpicos de Santa Catarina. Ao todo, o município obteve 58 medalhas, nas modalidades de atletismo, tênis de mesa e bocha paralímpica. Nas demais, a participação foi de forma preparatória para futuras competições.
Mas, o grande destaque foi para a estreia de paratletas que estão no programa da Secretaria Municipal de Educação desde pequenos. “Segundo a direção da equipe, grande parte dos nossos representantes deste ano estavam competindo pela primeira vez. São alunos de 12 anos, que ingressaram no Paradesporto Escolar aos 5 ou 6, praticamente desde que o projeto começou”, observou a secretária de Educação, Patrícia Lueders, comemorando os resultados.
O Parajesc é realizado pela Fesporte e, este ano, teve a participação de 38 municípios, com mais de 300 atletas inscritos, com deficiências física, visual e intelectual. Além das modalidades nas quais Blumenau foi medalhista, integraram a programação as modalidades de basquete sobre rodas, futebol de 7, goalball e vôlei.
Os atletas com melhor desempenho no Parajesc ganham o direito de representar Santa Catarina nas Paralimpíadas Escolares, que acontecem em novembro. No entanto, as convocações só serão divulgadas após a realização da modalidade de natação, que ocorrerá no dia 3 de agosto, em Indaial.
Números de Blumenau:
Atletismo – 53 medalhas
37 ouro
10 prata
6 bronze
Tênis de Mesa – 3 medalhas
1 ouro
2 pratas
Bocha Paralímpica – 2 medalhas
1 ouro
1 prata
Fonte: Secretaria de Comunicação PMB
Seja o primeiro a comentar