A cerimônia de premiação da Etapa Estadual do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, realizada na Sede do Sebrae/SC, destacou o trabalho e as iniciativas inovadoras de 29 municípios catarinenses. Os projetos desenvolvidos pelos gestores públicos municipais têm em comum a promoção do desenvolvimento do ambiente de negócios, territorial e o fomento ao empreendedorismo. Entre os destaques está Blumenau, que venceu na categoria Governança Territorial.
Nesta edição, Santa Catarina contou com a inscrição de mais de 150 projetos de 107 municípios distintos, a maioria integrante do Programa Cidade Empreendedora, idealizado pelo Sebrae/SC em parceria com os municípios. O objetivo é criar um ambiente de negócios altamente favorável, dinamizando a economia e gerando mais renda, emprego, arrecadação e produtividade por meio de ações como a desburocratização.
“Além de premiar boas práticas municipais, o PSPE objetiva estimular a inovação no Setor Público, contribuir para a ampliação das capacidades municipais, promover a aprendizagem e inspirar novos projetos e ideias, reforçando o papel do Sebrae como parceiro dos municípios”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho.
O secretário de Planejamento do Estado de Santa Catarina, Edgar Usuy, representou o governador Jorginho Mello durante a celebração. “Essa é uma noite que unifica muitas coisas importantes de Santa Catarina. O poder público fazendo ações para dar liberdade ao empreendedor, criando políticas públicas que vão gerar desenvolvimento, criando ambientes propícios para que os negócios prosperem. Ao mesmo tempo, a gente tem o Governo do Estado, as prefeituras aliados, todos para que a gente possa manter e fazer Santa Catarina ser a potência que ela é. Essa ação de hoje de a gente reconhecer os prefeitos que fazem a diferença na inovação da gestão pública, com o Estado sendo um apoiador e um empreendedor também, é muito importante para que a gente possa seguir nesse ascendente de crescimento”, disse Usuy.
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, destacou que a entidade tem a natureza de ser parceira do povo brasileiro, sendo a 6ª marca reconhecida pelo povo no país. “Estou aqui hoje com dois corações, como ex-prefeito e como atual presidente do Sebrae Nacional, e eu digo: abracem o Sebrae! Já andei por vários lugares do mundo e em nenhum deles existe uma entidade como o Sebrae. Representamos uma capilaridade da economia brasileira que fica invisível, hoje, 95% dos CNPJs são formados por MEIs e Pequenas Empresas. É este o setor que garante uma empregabilidade de 55% dos empregos formais, aquilo que pode transformar efetivamente a vida das pessoas. Acreditamos na economia local e no espírito empreendedor, e fazer isso junto aos municípios faz toda a diferença”, finalizou.
Os primeiros colocados em cada uma das 10 categorias do PSPE estão agora classificados para a Etapa Nacional, prevista para o dia 11 de junho, em Brasília.
Confira as gestões municipais reconhecidas na Etapa Estadual do XII PSPE:
Cidade Empreendedora
1º lugar Florianópolis
2º lugar Mafra
3º lugar Joinville
Compras Públicas
1º lugar: Maravilha
2º lugar: Pinhalzinho
3º lugar: Seara
Empreendedorismo na Escola
1º lugar: Mafra
2º lugar: Florianópolis
3º lugar: Arabutã
Empreendedorismo Rural
1º lugar: Major Gercino
2º lugar: Guaraciaba
3º lugar: Agrolândia
Governança Territorial
1º lugar: Blumenau
2º lugar: Camboriú
Inclusão Produtiva
1º lugar: Chapecó
2º lugar: São José
3º lugar: Guarujá do Sul
Sala do Empreendedor
1º lugar: Itajaí
2º lugar: Porto Belo
3º lugar: Xaxim
Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo
1º lugar: Rio do Sul
2º lugar: Timbó
3º lugar: São José
Sustentabilidade e Meio Ambiente
1º lugar: Lajeado Grande
2º lugar: Turvo
3º lugar: Agronômica
Turismo e Identidade Territorial
1º lugar: Ituporanga
2º lugar: Nova Trento
3º lugar: Vidal Ramos
Seja o primeiro a comentar