Blumenau encaminha ao Governo do Estado proposta pedindo a flexibilização do distanciamento em sala de aula

Foto: Marcelo Martins

As instituições que compõem o Comitê Municipal de Gerenciamento do Retorno às Aulas Presenciais de Blumenau encaminharam à coordenadora do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, Maria Regina Soar, uma proposta solicitando a flexibilização do distanciamento em sala de aula, dos atuais 1,5 metro, para um metro. Esta solicitação foi resultado de uma discussão levada ao Comitê pelo prefeito Mário Hildebrandt, por meio da secretária de Educação, Patrícia Lueders.

O prefeito Mário Hildebrandt levou em consideração dados importantes como os índices positivos em relação à vacinação dos profissionais da Educação e da população em geral; os atuais indicadores educacionais relacionados à frequência presencial dos estudantes nas Instituições de Ensino para o êxito no aproveitamento do ensino; a procura e necessidade da comunidade escolar do retorno presencial, sem escalonamento, mantendo os estudantes por maior tempo nos espaços educacionais.

A medida, solicitando alteração no distanciamento, abrange as instituições de ensino públicas e privadas de Blumenau. O documento foi enviado ao secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, que fará a análise da solicitação.

O documento destaca que outros Estados e o Ministério da Educação (MEC), por meio do Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica, adotaram medidas gerais para o retorno das aulas presenciais, independentes da fase da Covid-19, das quais cita o respeito ao distanciamento de ao menos um metro.

O Comitê Municipal pontua no pedido o histórico da Educação construído até o momento, diante das liberações e adaptações, bem como os baixos índices de contaminação nos espaços educacionais no município de Blumenau. Além disso, ressaltam que nesse percurso já se criou uma cultura de cuidados entre estudantes e profissionais, assim como as famílias garantindo-se um espaço mais seguro.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*