A partir deste sábado, dia 7, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) inicia um mutirão para a inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), contraceptivo oferecido gratuitamente pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). A expectativa é que sejam feitos 100 procedimentos nos quatro sábados do mês de maio.
As pacientes beneficiadas pelo mutirão tiveram atendimento agendado para o Caism por meio do Sistema de Regulação. Após a inserção do DIU, elas também serão acompanhadas durante cerca de 30 e 45 dias após o procedimento, pela equipe multidisciplinar que faz atendimento no espaço.
O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin destaca importância da ação. “O mutirão que nossa equipe do Caism está promovendo permite o acesso das mulheres da nossa cidade a um método contraceptivo seguro que tem duração de até 10 anos e evita uma série de riscos à saúde da mulher, em relação a outros métodos contraceptivos”, afirma o secretário.
Em 2021, foram feitos 4.926 atendimentos no local e foram feitas 372 inserções de DIU. Já em 2022, até o mês de abril, foram 2.846 atendimentos e 87 inserções do dispositivo.
As mulheres que tiverem interesse em aderir a este método contraceptivo podem buscar a unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Ambulatório Geral da Família (AGF) em que possui atendimento referenciado. No local, as primeiras orientações serão repassadas pelas equipes da Atenção Básica e posteriormente serão encaminhadas ao serviço da Atenção Especializada por meio do Sistema de Regulação (SISREG).
A estrutura do Caism existe desde 2012, atualmente conta com 18 profissionais entre enfermeiras, técnicas de enfermagem, ginecologista especialista em ultrassom, ginecologista geral, psicóloga, cirurgiões e mastologistas. A unidade está localizada Rua República Argentina, nº 2.077, bairro Ponta Aguda (Anexo ao AGF Heinz Schrader). O telefone do Centro é o 3381-7821. E o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h – sem fechar para o almoço.
Métodos contraceptivos
O Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre é um método contraceptivo não-hormonal ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que pode ser utilizado por até 10 anos. O DIU é indicado, para a maioria das mulheres e por ser um dispositivo de fácil colocação em consultório médico facilita o acesso das usuárias ao método. E por não ser um procedimento cirúrgico reduz os riscos de infecções pós–operatórios, riscos na anestesia, ganho de peso e diminuição da libido como no caso da laqueadura que também é ofertada pelo SUS no município.
Outros métodos contraceptivos disponíveis pelo SUS são os injetáveis (mensal e trimestral), pílula e minipílula e para ter acesso basta a usuária procurar sua unidade de saúde onde será avaliada pelo médico ou enfermeiro da equipe.
Seja o primeiro a comentar