A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), inicia a partir deste sábado, dia 26, a aplicação da segunda dose de reforço (4ª dose) contra a Covid-19 em pessoas acima de 80 anos que tenham recebido o primeiro reforço há quatro meses ou mais, sem necessidade de agendamento. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Neste fim de semana, a vacinação contra o coronavírus e outras doenças será feita somente no sábado, no AG Garcia, das 8h às 17h. Em dias úteis, a população pode se vacinar nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) e Ambulatórios Gerais (AGs) com sala de vacina ativa. A relação dos locais está disponível em blumenau.sc.gov.br/salasdevacina.
Conforme a Nota Técnica nº 20/2022, do Ministério da Saúde, a segunda dose de reforço será realizada com as vacinas Pfizer, Janssen ou AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente.
De acordo com o MS, o segundo reforço é importante para a proteção dos idosos contra a Covid-19, tendo em vista que estudos apontam a diminuição da efetividade das vacinas neste público a partir de 3 a 4 meses depois da aplicação anterior.
Cobertura vacinal em Blumenau
Até esta quinta-feira, dia 24, mais de 285 mil pessoas que vivem em Blumenau receberam a primeira dose da vacina, o que representa 79% da população. Destas, 273 mil completaram o esquema vacinal primário, que envolve dose única de Janssen ou duas doses das outras fabricantes, correspondendo a uma taxa de 75,6% de imunizados. Mais de 109 mil pessoas fizeram a dose de reforço no município.
Fonte: PMB
Seja o primeiro a comentar