A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), inicia nesta segunda-feira, dia 4, duas importantes campanhas nacionais de vacinação que ocorrerão simultaneamente, entre os dias 4 de abril e 3 de junho: contra a Gripe, destinada a grupos prioritários, e contra o Sarampo, para crianças e trabalhadores da saúde. O dia D, de mobilização nacional, para ambas, está prevista para 30 de abril.
A vacinação das duas campanhas acontecerá por etapas, divididas por públicos específicos, e, inicialmente, será realizada mediante agendamento aberto a partir das 14h de segunda-feira. Neste primeiro momento, a campanha da gripe será voltada para idosos e trabalhadores da saúde, enquanto a campanha contra o sarampo atenderá apenas trabalhadores da saúde. Um mesmo agendamento valerá para as duas vacinas, no caso dos trabalhadores da saúde. Serão disponibilizadas 1 mil doses por dia, entre terça e sexta-feira, dias 5 e 8 abril, nas unidades com sala de vacina ativa.
O agendamento pode ser feito de forma online pelo site da Prefeitura – bit.ly/VacinaBlumenau ou pelo aplicativo Pronto Mobile para usuários com smartphones iOS. A Prefeitura ainda aguarda aprovação do Google para liberar o app na plataforma Android. As pessoas também podem fazer a marcação da vacina por telefone, junto às unidades de saúde. Nos próximos dias, a Semus vai acompanhar a procura pelos imunizantes para avaliar a continuidade ou não do sistema de agendamento.
A vacinação ocorre nos Ambulatórios Gerais (AGs) da Escola Agrícola, Centro, Velha, Garcia e Badenfurt, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 20h30. A princípio, por motivos técnicos, os AGs Fortaleza e Itoupava não estarão envolvidos nessas campanhas. Os usuários terão ainda à disposição cerca de 30 unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 15h30. Os endereços estão disponíveis em blumenau.sc.gov.br/salasdevacina. Para agendar a vacina, os usuários podem procurar qualquer unidade de saúde com sala ativa, não sendo necessário observar a unidade de referência neste caso.
Em Blumenau, a estimativa da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE) é que o público da primeira etapa das duas campanhas seja de aproximadamente 61 mil pessoas, sendo 53 mil idosos e 8 mil trabalhadores da saúde. O município recebeu nesta quinta-feira, dia 31, pouco mais de 11 mil doses da vacina contra a gripe. As equipes da Semus vão aproveitar para verificar a situação vacinal dos usuários, para colocar todas as vacinas em dia, incluindo o imunizante contra a Covid-19.
Influenza (Gripe)
A Influenza, também conhecida como Gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O vírus é altamente transmissível e pode fazer com que a pessoa infectada evolua para formas graves da doença e, até mesmo, venha a falecer em decorrência dela. Esses quadros graves ocorrem com maior frequência nas pessoas que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. Por isso, a importância da vacinação dos que fazem parte dos grupos prioritários.
A transmissão da gripe ocorre de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar; ou por meio indireto pelas mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carregar o vírus diretamente para a boca, nariz e olho.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe de 2022 será dividida em duas etapas:
Primeira etapa (entre os dias 4 e 30 de abril)
– Idosos com 60 anos ou mais;
– Trabalhadores da saúde;
Segunda etapa (entre os dias 2 de maio e 3 de junho)
– Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias;
– Gestantes e puérperas;
– Professores;
– Pessoas com comorbidades;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte coletivo;
– Forças de segurança e salvamento e forças Armadas;
– Funcionários do sistema prisional;
– População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Campanha contra o Sarampo vai vacinar crianças até 4 anos e trabalhadores da saúde
A Campanha de Vacinação contra o Sarampo tem por objetivo vacinar crianças de 6 meses até 4 anos de idade e trabalhadores da saúde. A meta é vacinar, ao menos, 95% do público-alvo de cada um dos grupos. Pessoas que fazem parte desses grupos, quando realizarem o agendamento da vacina contra a Gripe, também receberão a vacina contra a tríplice viral, que protege contra o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola, independentemente da situação vacinal.
A Campanha de Vacinação contra o Sarampo também será realizada em duas etapas:
Primeira etapa (entre dias 4 e 30 de abril):
– Trabalhadores da saúde.
Segunda etapa (entre dias 2 de maio e 3 de junho):
– Crianças de 6 meses até 4 anos de idade.
Informações complementares sobre os grupos prioritários:
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias): todas as crianças que receberam pelo menos uma dose da vacina influenza sazonal em anos anteriores, devem receber apenas uma dose em 2022. Para a população indígena, a vacina está indicada para as crianças de 6 meses a menores de nove anos de idade;
Deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças de 6 meses a menores de nove anos de idade que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª dose.
Trabalhador da Saúde: todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Os trabalhadores da saúde são aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.
Fonte: PMB
Seja o primeiro a comentar