Blumenau passa a oferecer cirurgia de endometriose pelo SUS

Foto: reprodução

Com o objetivo de garantir e ampliar o acesso à saúde da mulher, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), passa a oferecer a cirurgia de endometriose pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos serão realizados no Hospital Misericórdia, da Vila Itoupava, por meio do Projeto Centrinho.

Dados do Ministério da Saúde (MS) mostram que, no Brasil, uma a cada dez mulheres que tem endometriose apresenta os sintomas e muitas vezes não sabe do diagnóstico. Silenciosa e dolorosa, a endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio, tecido que reveste o útero. Em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar e a causar sangramentos. Estima-se que, no Brasil, sete milhões de mulheres em idade reprodutiva convivam com o problema.

Acesso

O acesso ocorrerá pelas unidades de saúde do município, que encaminharão a paciente para o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism). No local, a equipe do Caism fará a avaliação e indicará o tratamento adequado.

O secretário de promoção da saúde, Marcelo Lanzarin, comenta que a doença é muito comum. “A endometriose costuma ser mais frequente no período reprodutivo, começando na adolescência e seguindo até a menopausa. A cólica durante a menstrução é um dos sintomas mais comuns da endometriose, além de sangramentos fora do normal e dificuldades para engravidar”, acrescenta.

Como diagnosticar

O médico avaliará as queixas da mulher, e, se necessário, encaminhará a paciente ao especialista, que fica no Caism.

Além das queixas, o diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, como o ultrassom e a ressonância magnética. Ambos avaliam a extensão e a presença de lesões profundas.

Em muitos casos, medicações específicas, já ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), podem auxiliar no tratamento, com alívio considerável dos sintomas e regressão da doença. Em outras situações, somente a cirurgia pode eliminar os focos de endometriose e a melhora da qualidade de vida.

Sintomas

Outros sintomas que podem indicar o problema são a dor durante as relações sexuais e o sangramento intestinal e urinário durante a menstruação.

Cirurgias eletivas no município

Blumenau conseguiu estabilizar a curva de crescimento em relação às solicitações de cirurgias eletivas. Nos primeiros três meses de 2023, o município já realizou mais de 1,8 mil procedimentos em diferentes segmentos. O aumento de 50% na realização de cirurgias, desde o semestre passado, mostra que a cidade está ampliando a oferta nos prestadores de saúde.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*