Blumenau registra 489 novos casos de Dengue

Foto: reprodução

Blumenau registra nesta terça-feira, dia 24, um total de 2.403 casos confirmados de Dengue na cidade. O número representa 489 a mais do que registrado na última terça-feira, dia 17, quando o município contabilizava 1.914 casos da doença – o que representa um aumento de 25,5% em uma semana.

Neste ano são 8.740 notificações. Destes, já são 2.311 casos autóctones, ou seja, contraídos em Blumenau. Outros 5.561 são considerados suspeitos e aguardam resultado de exame. Até o momento, a cidade totaliza 2.665 focos do mosquito Aedes aegypti.

Internações

Nesta terça, 15 moradores de Blumenau estão internados em hospitais da cidade com suspeita de Dengue. Todos estão em Enfermaria. Até agora, o Blumenau totaliza 1 óbito por Dengue no município. Três óbitos estão em investigação e tiveram material genético enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Ações da segunda etapa

Até o fim de maio, serão feitas 78 palestras de orientação para Escolas e CEI’S com a presença da fantasia do mosquito Aedes aegypti para conscientizar crianças e adolescentes; No dia 2 de junho, acontece um webinar na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), com o tema “O papel da comunidade no Combate à Dengue”. Recentemente as ações também foram ampliadas para o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e no Projeto Agente Mirim e o Programa de Defesa Civil na Escola.

Os mais de 110 agentes de endemias seguem vistoriando residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos do mosquito. Equipes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

Em Blumenau, os moradores podem fazer o descarte de móveis e eletrodomésticos da linha branca por meio da Central de Resíduos Sólidos do Samae, localizada na Rua Edmundo Ewald, 177 – Salto Norte. No local, a equipe dá a destinação correta para cada tipo de resíduo. O serviço não tem custo. Mais informações podem ser obtidas diretamente pelo telefone 115 do Samae.

Sinais e sintomas

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Atendimento Ambulatorial

Ambulatórios Gerais da Família (AGF) fazem atendimento ambulatorial nos bairros da cidade. A AGF Velha; AGF Escola Agrícola; AGF Garcia; AGF Fortaleza; AGF Itoupava; AGF Badenfurt e AGF Centro funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também oferecem atendimento à população. O endereço e horário de atendimento das unidades habilitadas estão no site da Prefeitura.

A orientação é que os usuários levem sempre o documento oficial em formato físico para facilitar a logística de atendimento. A distribuição de senhas e acolhimento dos pacientes são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.

Denúncias

A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Como evitar a proliferação do Aedes aegypti:

– Elimine água parada de todos os recipientes
– Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda
– Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo
– Mantenha lixeiras tampadas
– Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água
– Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água
– Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana
– Mantenha ralos cobertos com telas de malha filha para evitar que o mosquito tenha acesso ao local
– Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana
– Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito
– Retire a água acumulada em lajes
– Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados
– Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário
– Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*