Blumenau soma nesta terça-feira, dia 19, 531 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 17 pessoas a mais que o registrado na última segunda-feira, dia 18, quando o município contabilizava 514 casos positivos.
Entre os casos positivos, 282 pacientes estão em tratamento. Destes, 274 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros oito pacientes encontram-se hospitalizados, sendo três em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cinco em enfermaria.
O município contabiliza também 246 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, sendo considerados como recuperados. A cidade registra ainda três óbitos.
Além disso, 163 pacientes aguardam resultados de testes, sendo considerados como casos suspeitos. Destes, sete pacientes que estão internados em um dos hospitais da cidade, com dois em UTI e cinco em enfermaria.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa, especialmente os idosos. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Policlínica vai retomar atendimentos eletivos nesta quarta, dia 20
A Policlínica Lindolf Bell, estrutura da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), de Blumenau, irá retomar os atendimentos nesta quarta-feira, dia 20. Serão retomadas consultas eletivas marcadas para o mês de março, para aqueles pacientes que receberem contato telefônico das equipes de saúde.
Especialidades como gastroenterologia, cardiologia, dermatologia, urologia, neurologia, ortopedia voltam a atender com consultas espaçadas, agendadas a cada 40 minutos, para evitar aglomerações. Os demais serviços como o Núcleo de Atendimento ao Ostomizado (NAO), o Serviço Multiprofissional de Atenção em Educação e Saúde (Sermaes) e atendimentos pós-cirúrgicos, seguem funcionando conforme os últimos dois meses. Já pequenas cirurgias eletivas ainda não serão retomadas.
Para a retomada do funcionamento da unidade, os servidores estarão utilizando equipamentos de proteção individual, os processos de limpeza serão intensificados, regras de distanciamento entre os pacientes serão recomendadas, bem como a obrigatoriedade do uso da máscara. Também estará disponível álcool gel para higienização das mãos.
Pacientes que no momento do contato telefônico para agendamento, estiverem com sintomas gripais, terão a marcação da consulta realizada em outro momento. Aqueles que não tiverem meio de transporte para comparecer na consulta também serão remarcados para quando do retorno do serviço.
A expectativa do Secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, é de, aos poucos, retomar os atendimentos eletivos para que pacientes de outras patologias também recebam atendimento e encaminhamentos necessários e possíveis neste momento de pandemia. “O isolamento é necessário, os cuidados para que o coronavírus não se espalhe cada vez mais na cidade também. Mas sabemos que temos outras doenças para tratar e com essa reabertura, vamos tentar minimizar a situação de alguns pacientes, dentro do possível”, enfatizou.
A Policlínica foi parcialmente fechada em 19 de março, diante da pandemia de Coronavírus e manteve neste período apenas atendimentos agendados de maior urgência, como avaliações de pós-operatório.
Semed finaliza distribuição da primeira remessa dos Kits Alimentação Escolar
A Secretaria de Educação (Semed) finaliza nesta quarta-feira, dia 20, a entrega dos 14 mil Kits Alimentação Escolar para crianças e adolescentes matriculadas na Rede Municipal de Ensino. Com alimentos vindos da agricultura familiar de Blumenau e região, base seca e máscaras de proteção, os Kits puderam contribuir com a alimentação de muitas famílias do Município.
Desde o início da distribuição dos Kits, a Prefeitura de Blumenau se mostrou preocupada com os alimentos entregues às famílias, uma vez que muitas delas utilizam da merenda escolar, servida nas Instituições de Ensino, como principal refeição do dia. Devido à Pandemia Covid-19, a Semed tem trabalhado na gestão destes alimentos, redistribuindo os alimentos que seriam utilizados nas merendas escolares para os abrigos municipais.
Das 124 Instituições de Ensino Municipais de Blumenau, 12 delas possuem alimentação própria, com gestão da Secretaria de Educação em parceria com a Unidade Escolar. Nestas, o envio de novos alimentos foi suspenso, bem como o estoque recolhido. Porém, mesmo com acompanhamento por parte da Semed e das Escolas, cinco unidades apresentaram mantimentos que precisaram ser descartados devido ao prazo de validade.
Vale ressaltar que este fato já está sendo imediatamente corrigido junto à gestão escolar. A Semed está apurando os fatos no sentido de identificar eventuais responsabilidades. É importante destacar que as entregas dos Kits, bem como o acompanhamento dos estoques alimentícios, seguem durante o período de quarentena.
Confira as unidades beneficiadas nesta quarta-feira, dia 20:
EBM Lauro Muller;
EBM Leoberto Leal;
EBM Paulina Wagner;
CEI Bruno Schreiber;
CEI Elisa Hort;
CEI Frieda Zadrozny;
CEI Hercilia Krug;
CEI Osvaldo Deschamps;
CEI Profª Raquel Wisintainer Soares;
CEI Profº Emiliano Stolf;
CEI Vereador Ewaldo Moritz;
EBM Henrique Alfarth;
EBM Pedro II;
EBM Tiradentes e Profª Julia S.
Alô Saúde Blumenau realiza 133 atendimentos virtuais
A comunidade também pode contar com atendimento virtual por meio do Alô Saúde Blumenau, em outros dois canais de comunicação. Por meio do telefone 156, opção 2 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561. Nesta terça-feira, dia 19, o Alô Saúde registrou 133 chamadas, com 41 ligações por meio do 156, opção 2 e 92 atendimentos via Whatsapp.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Ambulatório da Vila Germânica registra 49 atendimentos nesta terça-feira
Nesta terça, dia 19, 49 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com apenas um paciente encaminhado para um dos hospitais da cidade. Além dos atendimentos, foram realizadas 73 coletas de testes, abrangendo pessoas avaliadas no Ambulatório da Vila Germânica e também encaminhadas por outras unidades da rede municipal de saúde.
Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.
Ambulatórios Gerais realizam 74 atendimentos pelo Rápido Covid-19
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus também podem contar com avaliação médica nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica. Somente nesta terça-feira, dia 19, os AGs realizaram 74 atendimentos, que resultaram em 27 encaminhamentos para coleta de exames.
Confira abaixo os locais para o atendimento rápido:
Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
Rua José Reuter, 125 – Velha Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h
Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (Escola Agrícola)
Rua Norberto Seara Heusi, 477 – Escola Agrícola
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 – Progresso
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h
Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira (Fortaleza)
Rua Paula Hoeltgebaum, 170 – Fortaleza
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
Ambulatório Geral Guilherme Jensen (Itoupava Central)
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 – Itoupava Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (Badenfurt)
Rua Werner Duwe, s/nº – Badenfurt
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
Ambulatório Geral Heinz Schrader (Centro)
Rua República Argentina, 2.077 – Ponta Aguda
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
Fonte: Comunicação PMB
Seja o primeiro a comentar