Blumenau é uma das cidades catarinenses com maior índice de alfabetização infantil, aponta o 1° Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última semana. Conforme o relatório, 63,9% dos estudantes da rede pública municipal de ensino sabem ler e escrever na idade certa, ou seja, ao final do 2º ano do ensino fundamental.
De acordo com o estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Blumenau apresenta o terceiro melhor resultado entre as cidades catarinenses com 250 mil habitantes ou mais, ficando somente atrás de Joinville (65,9%) e São José (65,4%).
Segundo o levantamento, o índice de Blumenau é superior ao de Santa Catarina (61%) e do Brasil (56%).
“Receber resultados como esse nos deixa sempre muito felizes, mas o que vale mesmo é a certeza de que temos construído uma educação de qualidade, que muda e transforma realidades. Hoje comemoramos os números conquistados, mas com certeza seguiremos investindo e buscando maneiras para melhorar cada vez mais este índice”, destacou o prefeito Mário Hildebrandt.
Para os próximos anos, o Ministério da Educação estabeleceu metas progressivas de alfabetização. O objetivo é aumentar o índice de crianças alfabetizadas na idade certa para 80% até 2030.
Conforme o Inep, são considerados alfabetizados os estudantes que atingiram pelo menos 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básico (Saeb).
“Ficamos muito felizes com o resultado. A alfabetização é um processo fundamental, que é muito bem trabalhado pelos professores da rede pública municipal. Já superamos a queda registrada na pandemia e vamos seguir trabalhando para aumentar este índice e atingir
Fonte: PMB
Normal, basta ver o percentual de votos que a esquerda tem em Blumenau , quanto menor o percentual , maior o índice de alfabetização . Os pais destas crianças é que são os eleitores , isto mostra claramente que onde existe indices positivos , a esquerda não se cria .