O Coordenador Geral dos Jogos da Juventude Daniel Santiago e Diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte Kenji Natanael Saito, ambos do Comitê Olímpico do Brasil (COB), estão em Blumenau para avaliar o credenciamento da cidade de Blumenau como sede dos Jogos da Juventude de 2024. Eles conversaram com as autoridades municipais e inspecionaram as instalações esportivas e a rede hoteleira do município.
Em 2019, Blumenau sediou a maior dos Jogos da Juventude organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com a Prefeitura Municipal de Blumenau e o Governo do Estado de Santa Catarina.
O investimento do COB na cidade que sedia os Jogos da Juventude gira em torno de R$ 9 milhões, contratando cerca de 60 mil refeições, 30 mil diárias de hotel, duas mil diárias de veículos, e mais de 80 mil litros de combustível, aquecendo a economia local, fomentando o turismo e dando visibilidade nacional e internacional para o município sede.
“A cidade de Blumenau está se candidatando mais uma vez para sediar os Jogos da Juventude, já sediamos este evento multiesportivo em 2019, e estamos colocando mais uma vez o nosso município a disposição do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para a sermos a cidade sede em 2024. Os representantes do COB farão a avaliação, mas estamos confiantes, pois possuímos as condições e a experiência necessária para realizar um evento desse porte, que movimenta a nossa economia, através do turismo da rede hoteleira e de tantos outros setores, gerando renda e empregos para a nossa cidade e a nossa gente”, afirmou o prefeito Mário Hildebrandt.
Sobre os Jogos da Juventude
Organizado pela Área de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude são um evento multiesportivo, que tem como objetivo oferecer suporte para as modalidades olímpicas através de ações que visam à formação de atletas jovens e profissionais do esporte. Desde 2000, os Jogos da Juventude reúnem anualmente mais de 4.500 jovens atletas, de até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país.
Podem participar dos jogos, atletas matriculados em instituições de ensino e que participaram das seletivas classificatórias organizadas pelas 27 unidades federativas (26 Estados e o Distrito Federal), que contemplam mais de 2 milhões de jovens, de 40.000 escolas e 3.950 cidades brasileiras. Grandes nomes do esporte brasileiro passaram pelos Jogos da Juventude, entre eles: a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô; os mesatenistas Hugo Calderano e Bruna Takahashi; Darlan Romani, Paulo André e Rosângela Santos, todos do atletismo; os armadores Raulzinho e Tainá Paixão, do basquete; a nadadora Etiene Medeiros; a ciclista Paôla Reis; e Haniel Langaro e Tamires Morena, do handebol.
Ao todo, 16 modalidades integram o programa dos Jogos da Juventude: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística feminina, ginástica artística masculina, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e wrestling.
Be the first to comment