A Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) definiu que a partir da próxima segunda-feira, dia 24, irá disponibilizar testes contra Covid-19 em todas as 66 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), totalizando 56 locais de testagem. Atualmente o serviço é realizado em 28 unidades, além dos sete Ambulatórios Gerais (AGs) e a ideia agora é ampliar a testagem para garantir que toda a população seja contemplada de forma descentralizada, diminuindo o tempo de espera para consultas e consequentemente o fluxo de pacientes nos AGs.
Além disso, estão suspensos os atendimentos eletivos do Sistema Único de Saúde (SUS) em unidades da atenção básica de Blumenau e também a territorialidade das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF), exclusivamente para casos de síndromes gripais. Ou seja, a pessoa que estiver com sintomas pode procurar qualquer unidade. As medidas vale por 30 dias.
Diferente de outros municípios da região, que seguirão o Ofício Circular nº 005/2022 do Governo do Estado, que sugere a testagem apenas para pacientes com sintomas respiratórios graves, Blumenau irá testar pacientes com, no mínimo, dois sintomas e 72h após o início deles. Pessoas sem sintomas (inclusive contatos próximos), pacientes ao fim do isolamento ou interessados em participar de eventos ou para entrada em estabelecimentos não serão testados. Caso a demanda pela testagem continue sendo alta na cidade e faltem testes, o município adotará as demais medidas anunciadas pelo Governo do Estado.
Nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21, qualquer pessoa com sintomas gripais será atendido em qualquer uma das unidades listadas abaixo.
Seja o primeiro a comentar