Neste sábado, 1º de Dezembro, celebra-se o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, e Blumenau tem números importantes para destacar.
Dados do Centro Especializado em Diagnóstico e Prevenção (Cedap), mostram que há uma diminuição nos novos casos detectados, entre residentes de Blumenau. Em 2018 a redução foi de quase 30%, se comparado ao mesmo período do ano passado, entre janeiro e outubro.
Desde 2009 não se tinha registro de menos de 130 casos novos durante o ano, quando foi detectado que 127 pessoas contraíram o vírus HIV na cidade. Em 2017 foram 202 diagnósticos novos e até o mês de outubro o município registrou 130 casos. Atualmente cerca de 2.700 pacientes fazem acompanhamento no Cedap para tratamento do HIV/AIDS.
Apesar da incidência menor, o médico infectologista Ivan Leal de Moura Junior explica que os números nem sempre são um reflexo da realidade. Uma das causas é que nem todos os pacientes procuram o SUS para diagnóstico e tratamento. “Cento e trinta novos casos ainda é um número considerado alto. Muitas pessoas só procuram voluntariamente o serviço quando se expõem a situações de risco ou têm algum sintoma. Muitos têm receio do diagnóstico, medo da rejeição.”, explica Ivan. O médico também aponta os fluxos migratórios como um viés das estatísticas, considerando que pacientes soropositivos de outras cidades e regiões procuram o serviço do Cedap para tratamento e não são contabilizados como casos novos por já terem sido diagnosticados. “Mas um número menor na incidência é sim um fato positivo para o município”, avalia o infectologista.
Como forma de evitar o aumento da incidência da doença, que este ano em Blumenau teve prevalência na população entre 20 e 34 anos, a prevenção segue sendo extremamente importante. O uso de preservativo durante as relações sexuais, bem como a utilização de seringas e agulhas descartáveis; e ainda o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, são medidas que evitam a transmissão.
Mês de Conscientização
Durante todo o mês de dezembro a prefeitura de Blumenau estará com a fachada iluminada em vermelho, como forma de lembrar a população desta importante luta. Ações de prevenção e a realização de testes rápidos também serão oferecidos para a população em diferentes pontos da cidade, ao longo do mês de dezembro.
O Cedap, onde são realizados os teste de HIV, fica localizado na Rua Paraíba, 380, no Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo de almoço. Para realizar o teste rápido, é necessário chegar até as 16h.
Fonte: Secretaria de Comunicação PMB
Be the first to comment