O projeto do vereador Alexandre Matias (PSDB) foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara desta terça-feira, 01. A lei prevê a inclusão dos portadores de autismo e seus acompanhantes nos casos de atendimento prioritário em todas as repartições públicas municipais, estaduais e federais e nos estabelecimentos bancários e comerciais.
A lei precisa ser sancionada pelo prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) e provavelmente será. Determina também que as repartições públicas e estabelecimentos comerciais afixem em local visível, placas indicativas de orientação ao público com o símbolo do autismo incluído.
Na tribuna, Matias defendeu seu projeto dizendo que a ideia surgiu quando estava num supermercado e viu a dificuldade da mãe de uma criança autista.
Seu gabinete pesquisou e traz dados impressionantes, apresentados pelo vereador para seus pares. No Brasil existem dois milhões de casos de autismo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada 68 crianças com oito anos de idade apresenta algum transtorno do espectro autista.
Queres conhecer mais o projeto e opinar sobre ele? Acesse Meu Voto Vale.
O que é o autismo?
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. O autismo não tem cura, a pessoa nasce autista e assim permanece durante toda a vida. Alguns tratamentos e cuidados podem amenizar os efeitos desta condição neurológica.
Seja o primeiro a comentar