Blumenau terá duas candidatas transexuais para a Câmara de Vereadores

Alguns já empunharam a bandeira, mas não lembro, na história recente de Blumenau, de duas candidaturas de transexuais. Jeisa Rossi (Republicanos) e Eller Cristine Müller (PCdoB). Foram enquadradas no gênero feminino, pois são mulheres trans.

É uma novidade cada vez mais concreta na nossa sociedade, avançando num espaço machista e preconceituoso como a política.

Não conheço pessoalmente as duas candidatas. O que descrevo está nas redes sociais delas.

Eller é professora na rede estadual e estudante de história. Tem um discurso bastante politizado, em defesa das causas trans, prometendo, caso eleita “destinar 50% do salário de vereadora mensalmente, durante os 4 anos de mandato, para apoiar e contribuir na construção e permanência da assistência social a coletivos de Blumenau e demais regiões do Estado de Santa Catarina que prestam relevantes serviços à comunidade de forma voluntária.”

A Jeisa é mais conhecida, um figura ímpar em Blumenau. Ímpar é a palavra que uso para descrevê-la, pois não há alguém igual a ela e aqui não tem juízo de valor, pois realmente não sei como defini-la. Não é incomum encontrá-la pelas ruas da cidade, correndo, careca e trajando um biquíni fio dental ou algo muito justo.

Não tem um discurso politizado, mas utiliza as redes sociais para divulgar sua imagem e a causa trans vem junto.

O partido de Eller, o PCdoB, tem o tema em suas pautas habituais. Já o Republicanos, de Jeisa, é presidido em SC pelo deputado estadual pastor Sérgio Motta e em Blumenau por Walter Salvador, também ao segmento evangélico.

É um debate absolutamente necessário e candidaturas que encarnem temas como estes são bem vindas.

6 Comments

  1. “É uma novidade cada vez mais concreta na nossa sociedade, avançando num espaço machista e preconceituoso como a política.”

    Espaço machista e preconceituoso ? Desculpe o nobre jornalista , mas o que este rapaz com a alcunha de “Jeissa” ,que anda de biquini pela cidade teria para oferecer de serviços a população?

    O partido republicanos precisa rever seus conceitos quanto a qualidade de seus candidatos e neste caso , não estou relacionando opção sexual , e sim comportamental .

  2. Que bom, estou a procura de um bom candidato para votar. QUAL sua formação acadêmica? Tem experiência em administração? Você possuí renda suficiente para não precisar da política para sobreviver? Você sabe qual a função de um vereador e de um prefeito? Você já dirigiu alguma empresa? Qual seu grau de experiência em humanas e exatas? Qual seu nível de conhecimento da Constituição Federal? Conhece a Lei orgânica do Município? Você tem autonomia para votar em conformidade com a população e as reais necessidades do município ou está subordinado aos interesses de partidos?
    “Autor desconhecido ??” Alguem ou eu mesmo.

  3. Quanto à primeira, que segundo a matéria é politizada, Ok. Já quanto à segunda, estão de brincadeira. Ela precisa é de ajuda especializada.

  4. Nasceram homens, logo são HOMENS! não se muda a biologia, gênero, genética, química, impulsos, hormônios por gostos e vontades pessoais…

  5. Pessoas seguras sobre a própria sexualidade não se incomodam com a sexualidade alheia.

  6. De gente estudada, e politizada, que conhece todas as leis do país e até dos paraísos fiscais, o povo tá de saco cheio, precisamos de pessoas com caráter, independente de gênero, cor ou clero. Geisa demonstra perseverança, luta, sofrimento. Vai Geisa, ensina esse bando de politizados incompetente e larápios. é simples… Só ser honesto.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*