Se há uma expectativa de renovação na Câmara de Vereadores, de largada é possível dizer que quase um terço da nova Legislatura será diferente. É que quatros dos atuais 15 parlamentares não concorrerão a reeleição.
O presidente Mário Hildebrandt (PSB) e Ivan Naatz (PDT) são candidatos a majoritária. Célio Dias (PR) já havia anunciado sua disposição de não concorrer. E de última hora, Marco Antônio Wanrowsky (PSDB), vereador por seis mandatos, optou por não tentar mais um.
São nove as coligações de chapas para vereador, terminadas as convenções.
No guarda-chuva da aliança em torno do projeto de reeleição, são quatro chapas proporcionais. Seis vereadores que tentarão a reeleição estão aqui.
A mais forte é do PSDB e do DEM. Tem PSB, PTB, SOLIDARIEDADE, PMB, PTdoB, PRP, outra com o PP, PV e PTC. E o glorioso PMDB em voo solo, como escrevi aqui.
Tucanos graúdos estimam que possam eleger de 8 a 10 vereadores. Pode parecer exagerado, mas entendo que não. O PSDB deve ser a grande locomotiva desta eleição, assim como foi o PSD em 2012. Deve eleger quatro.
Em torno de Jean Kuhlmann está o PSD e outras seis siglas, entre elas o PR. A aposta é eleger três, podendo aumentar dependendo da consolidação ou não da chapa majoritária. Quem deve puxar bastante votos é o atual vice-prefeito Jovino Cardoso Neto, pelo PSD, assim como o colega Fábio Fiedler. No PR, Robinho e o Ito tendem a ter boa votação, assim como Veneza pelo PRB.
Foram feitas duas coligações. Uma entre PSD,PRB e PSL e outra PR,PROS, PSC e PPS.
O PCdoB sairá com outros cinco partidos, mas de pouca densidade eleitoral. PEN, PSDC, PMN, PSOL e PHS. Dificilmente elegerá alguém.
Quem também está na mesma situação é o PDT, coligado com o recém criado PPL, partido com não mais de 15 filiados na cidade. Se a candidatura a prefeito de Naatz decolar, a sigla tem alguma chance. Caso contrário tenho minhas dúvidas se conseguirá emplacar um.
E por fim o PT, que vai de chapa pura. Apesar do voo solo e do desgaste do partido, avalio que pode emplacar até dois vereadores, lembrando que hoje a sigla conta com três representantes no parlamento municipal. Além deles, tem dois suplentes com boa expectativa de votação e uns dois ou três nomes com densidade em nichos específicos do eleitorado.
Concordo com você Maro Ivan, mas enquanto o nosso povo não aprender a votar, pessoas como o Ito, eu e tantos outros líderes comunitários que conhecemos os problemas da comunidade teremos poucas chances contra aqueles que dão gasolina, sacos de cimento, telhas etc. etc. etc….
Sim, isso é verdade também. Outro dia, talvez a duas semanas, um cidadão vizinho meu me perguntou se eu não toparia colar no meu carro o adesivo do candidato a prefeito dele por R$ 50,00 de gasolina. Isso é uma ofensa e um tapa de luva na cara do eleitor de bem. Isso tem que acabar. No mais, sobre o Ito, ele é amigo pessoal meu e estimo muita a pessoa, mas eu já vi ele declinar de desafios no passado e isso me deixou duvidas quanto à condição de ele assumir um cargo de tamanha importância para a cidade. Há que se considerar também a capacidade de interpretações das demandas do povo versus elaborações de leis correspondentes. Afinal, o papel do vereador é legislar e não conseguir calçamento, e outras obras, ainda que de utilidade pública. Isso é papel do executivo. Então, creio que o importantíssimo papel de líder comunitário deva seguir incólume buscando e cobrando o trabalho do executivo. Ainda assim, nada contra quem se candidata. É só mostrar que está preparado. Abraço.
Não basta apenas ser lider comunitario , precisa ter conhecimento de politicas publicas , saber qual a função de um vereador , qual a função do Prefeito , do governador, dos deputados e assim por diante . Boa vontade é uma coisa, conhecimento é outra , pena que nem todos pensem assim e elegem qualquer
pessoa para cargos de suma importância para uma cidade .
Bom dia a todos comentarista aqui citados; para mudança em nosso cenário político , administrativo é mudar, mudar para nomes novos, pesquisar, ler muitas propostas, conversar com amigos e vasinhos, com estes entendimentos é que vamos mudar, eleger novos vereadores e prefeitos, temos um cenário de vários partidos, nestes restam a diferença, muitos nao se elegem porque tem pouco recurso, nao troque sua procuração pessoal e de sua família, por um brinde já pago por voce. vamos apostar em novas lideranças. esta é a nossa chance de mudar, dentro de mais dois anos temos nova mudança. pense nisso. arrisque.