Nesta segunda-feira encerra o prazo legal do TSE para o registro das candidaturas. E como fizemos para deputado estadual, agora apresentamos o levantamento dos candidatos de Blumenau para deputado federal, com a possibilidade de esquecer um ou outro nome.
Antes de detalhar, é preciso lembrar que nenhum dos 16 deputados catarinenses eleitos em 2018 tem domicílio eleitoral em Blumenau. O mais próximo é Gilson Marques, do Novo, que é de Pomerode. Há quatro anos, foram dez os candidatos da cidade.
Nesta eleição, levantei 12 nomes, quatro com bastante potencial eleitoral.
Começo pela Ana Paula Lima (PT), que fez mais de 76 mil votos há quatro anos e ficou de fora por apenas um voto da legenda, numa eleição em que o seu partido vivia o pior momento. Nesta, com Lula solto e candidato a presidente, sendo a única candidata desde o litoral até o Alto Vale, coloco ela como favorita.
O deputado estadual mais votado de 2018 para Assembleia Legislativa também é nome forte. Ricardo Alba (União) não está no mesmo partido de Bolsonaro, mas é fiel aos ideias do presidente e tem trabalho para mostrar. Mesma situação do colega deputado Ismael dos Santos (PSD), que tem o nome estadualizado e é o único nome da Igreja Assembleia de Deus para a Câmara dos Deputados. A grande dificuldade dos dois, em especial de Ismael, é a concorrência interna.
Um quarto candidato que tem potencial, mas é uma incógnita, é o ex-secretário de Comunicação da Prefeitura André Espezim (Podemos). É o candidato oficial do prefeito Mário Hildebrandt e faz a campanha colocado nas realizações da administração municipal.
Fora deles, entendo que os demais tem poucas chances dentro de um contexto que o coeficiente eleitoral do partido gira em 190 mil votos para garantir uma vaga e uma eventual vaga de sobra obrigaria o candidato a chegar a 38 mil votos.
O policial civil Rui Godinho (PTB) fez mais de 50 mil votos e ficou na primeira suplência do PSL em 2018. Não acredito que repita o desempenho. O Patriota lançou três candidatos: Arlene Graff, Michele Schwanke e Zeca Bombeiro. O PP tem Marilise Martinez (PP) e João Pizzolatti Neto (PP), o PSB Ramon Lima e o PSDB traz Sylvio Zimmermann.
Façam suas apostas!
kk imagina se nao ia ser uma petista a favorita!