Blumenau utiliza pulverizador com material biológico para combater a dengue

Foto: Michele Lamin/PMB

Blumenau amplia a área de atuação dos agentes de endemias com o início da operação de três pulverizadores adquiridos pelo município após o decreto de situação de emergência. A iniciativa é mais uma estratégia adotada pela cidade de prevenção e controle à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O material biológico, biolarvicida VectoBac Bti, é à base da bactéria Bacillus thuringiensis israelensis (Bti), e oferece uma alternativa eficaz e segura para o controle das larvas do mosquito.

Para os próximos 15 dias, as localidades que receberão a aplicação do Bti são o Tribess, Itoupava Norte, Fidélis e a Fortaleza Alta, contemplando mais de 26 quilômetros de território.

O biolarvicida é de origem natural e não oferece risco à saúde humana e ao meio ambiente. O VectoBac Bti apresenta alta eficiência no combate às larvas do Aedes aegypti, causando a ruptura do seu sistema digestivo e levando à morte em até 24 horas.

A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, diz que a utilização de materiais biológicos no combate à dengue, principalmente, é importante para diminuir o impacto ambiental. “A ação com o produto de forma diluída, para pulverizar áreas com grande acúmulo de casos de dengue, está sendo realizada pela Prefeitura em conjunto com outras medidas de controle, como a eliminação dos criadouros e a aplicação do fumacê.”

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*