Blumenauense Leandro de Assis é a personalidade do ano nas Artes Cênicas de SC

Foto: divulgação

O professor e diretor de teatro Leandro de Assis, de Blumenau, receberá o Prêmio Personalidade do Ano nas Artes Cênicas – Medalha Waldir Brazil – da Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA). Os prêmios, que são concedidos anualmente, contemplam literatos e artistas nas áreas das Letras, Música, Artes Visuais e Artes Cênicas e o Prêmio Conjunto da Obra. Mais dois blumenauenses estão na lista de homenageados: o escritor e professor Viegas Fernandes da Costa, que recebe a Medalha Paschoal Apóstolo Pítsica, e o tenor Marcos Liesenberg (in memorian), como patrono da cadeira 40, ocupada pela nova acadêmica Kalinka Damiani. A entrega da premiação será na Sessão Solene de encerramento do ano acadêmico, no dia 13 de dezembro, às 19h30, no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis.

A escolha do nome de Leandro de Assis como Personalidade do Ano nas Artes Cênicas deve-se ao protagonismo do Professor de Teatro, Diretor Teatral e Ator não só durante o ano de 2024, mas em toda sua trajetória artística. Leandro é membro fundador do Instituto de Artes Integradas de Blumenau (INARTI), criou, em 2014, a 1ª Mostra de Sketches de Teatro Estudantil do Ensino Médio, coordenando o evento até o presente momento. É fundador do O Grito – Cia de Theatro e já recebeu, com seus espetáculos, 27 prêmios em editais e festivais de teatro nas regiões sul e sudeste do Brasil. O professor traz ainda em seu currículo a participação na organização de eventos como o Festival Catarinense de Teatro (FECATE), o Festival Universitário de Teatro de Blumenau (FUTB), o Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau (FENATIB) e a Mostra de Talentos em Teatro Amador de Blumenau (MOTTAB). “É uma grande honra ser homenageado pela Academia. Um prêmio que dedico a toda sociedade, com a esperança de que a arte seja reconhecida e desfrutada por todos os públicos”, declara Leandro.

A Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA) foi fundada em 2003 e é composta por literatos, musicistas, artistas visuais e artistas cênicos de Santa Catarina. Atualmente, a entidade é presidida pelo dramaturgo e diretor de teatro Antônio Cunha. Durante a Sessão Solene deste ano, a ACLA empossará duas acadêmicas: a professora, escritora e gestora cultural Eliane Debus, atual secretária de cultura, arte e esporte da UFSC, na cadeira 25, e a cantora lírica soprano Kalinka Damiani, que assumirá a cadeira 40. O patrono da cadeira 25 será o poeta e músico florianopolitano Trajano Margarida (1889-1943) e, da cadeira 40, o tenor blumenauense Marcos Liesenberg (1960-2015). Os demais contemplados são: o professor, músico e maestro Irineu Lopes Melo (Música – Medalha Edino Krieger), a curadora de arte Rosângela Cherem (Artes Visuais – Medalha Victor Meirelles), e a atriz Berna Sant’Anna (Conjunto da Obra – Medalha ACLA).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*