O Brasil recebeu, neste domingo, 12, cerca de 2,4 milhões de doses de vacina da Pfizer contra o novo coronavírus e mais 2,6 milhões de unidades estão previstas para serem entregues no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), totalizando aproximadamente 5,1 milhões de unidades – o que formará o maior lote do imunizante recebido em um único dia.
Segundo o governo federal, o primeiro voo, com 1,3 milhão de doses, desembarcou ainda madrugada. O segundo voo, com 1,1 milhão de vacinas, chegou por volta das 10h30. Já as outras duas remessas, com 1,1 milhão e 1,5 milhão de unidades, estão previstas para chegarem à tarde.
“As vacinas chegam para acelerar ainda mais a campanha de vacinação que já imunizou mais de 70 milhões de brasileiros com as duas doses ou a vacina de dose única, ou seja, quase 44% da população adulta”, disse o ministério, em nota.
“Os reflexos da imunização da população aparecem nos dados epidemiológicos todos os dias. Na última semana, 23 estados estavam com ocupação de leitos abaixo de 50%.”
Até o momento, consta no sistema da pasta que 59 milhões de doses do imunizante estão disponíveis, com 51,1 milhões já entregues aos estados e 7,9 milhões em sistema de distribuição.
O estado de São Paulo anunciou na sexta-feira, 10, que começará a aplicar o imunizante da Pfizer para quem está com a segunda dose da AstraZeneca atrasada.
A capital paulista chegou na semana passada 98% dos postos de imunização contra o novo coronavírus sem doses da AstraZeneca.
A cidade do Rio já aplica a vacina da Pfizer no lugar da AstraZeneca por falta de doses. A prefeitura cadastra listas de espera nas unidades de saúde, caso alguma pessoa não possa receber a substituição de vacinas por algum motivo.
Seja o primeiro a comentar