Na tarde desta segunda-feira (29), o BRDE e o Sebrae/SC fizeram a assinatura de um acordo de cooperação técnica que tem como objetivo principal regular a colaboração recíproca entre as instituições, visando o desenvolvimento econômico e social, com foco em pessoas físicas e jurídicas que integram a área de atuação do Sebrae/SC.
O Acordo estabelece a realização de reuniões periódicas para avançar nas tratativas e projetos comuns nas áreas de competitividade, inovação e desenvolvimento territorial, além de crédito para Micro e Pequenas Empresas (MPEs).
O presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, participou do ato e reforça que a parceria atende às principais demandas da entidade, que é aproximar o crédito dos empresários de micro e pequenas empresas. “Queremos estar mais próximos do Sebrae, pensar em projetos voltados para eficiência energética e exportação. Estamos lançando uma plataforma de crédito no primeiro semestre e essa cooperação será fundamental para orientar os empresários no uso correto do crédito, reduzindo a inadimplência. Nosso objetivo é que essas empresas cresçam e se desenvolvam com crédito responsável. Queremos acreditar em quem acredita em SC.”
O diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, destacou que o programa vai conversar com todas as áreas da entidade e agradeceu aos envolvidos. “Tenho certeza de que temos o necessário para fazer acontecer essa parceria, equipes competentes e preocupadas com a saúde financeira dos negócios”.
O diretor técnico do Sebrae, Fabio Búrigo Zanuzzi, relembrou os primeiros 120 dias de trabalho do Sebrae/SC e falou ao presidente do BRDE que a entidade conta com mais de 160 Salas do Empreendedor para impulsionar a parceria. “Colocamos à disposição do BRDE todas as nossas agências de atendimento e as Salas do Empreendedor, para que possamos realizar capacitações em conjunto e ofertar as linhas de crédito do BRDE aos empreendedores. Temos uma capilaridade muito grande e, com certeza, isso gerará bons resultados.”
Ambas as entidades estão comprometidas em promover a elevação dos níveis de competitividade e produtividade no Estado de Santa Catarina. Isso será feito por meio de diretrizes como: identificação dos interesses comuns; ampliação da divulgação das alternativas de apoio financeiro; utilização de ferramentas e dados gerados por instituições governamentais e não-governamentais para um planejamento estratégico; reconhecimento do crédito como instrumento essencial para elevar os níveis de produtividade e qualidade no mercado; e implementação de recursos financeiros direcionados para empresas e municípios.
Anacleto Angelo Ortigara, diretor de administração e finanças do Sebrae/SC, estima que o projeto se torne uma referência nacional. “Esperamos que esse acordo tenha reflexos para além do estado, a fim de engrandecer também as iniciativas promovidas em outras unidades da federação.”
A Cooperação Técnica representa um marco significativo para o fortalecimento do ecossistema empreendedor em Santa Catarina. A expertise das instituições envolvidas será direcionada de forma conjunta e assertiva, visando o desenvolvimento econômico e social sustentável em toda a região.
O ato contou ainda com a presença do superintendente da Agência do BRDE em Florianópolis, Marcone Souza Melo, e o chefe de gabinete da Presidência do BRDE, Nelson Ronnie dos Santos.
Fonte: BRDE
Seja o primeiro a comentar