Papelão na Câmara: os bastidores da briga entre Naatz e Brunsfeld

Foto: Odair Silva/Informe Blumenau

Fui testemunha ocular, talvez a mais próxima de todas,  da vergonhosa cena protagonizada pelo diretor geral da Câmara Municipal, Édson Brunsfeld (PR) e pelo vereador Ivan Naatz (PDT), na última quinta-feira, 24. Juntamente com o colega e parceiro Odair Silva, estávamos preparando algumas reportagens para a estreia do portal.  Quando começou a confusão, comecei a gravar com meu celular e o Odair com a câmera do Informe. Compartilhamos as imagens, que bombaram nas redes sociais e geraram opiniões controversas. Como vi e ouvi tudo, relato agora o que aconteceu.

Foto: Odair Silva/Informe Blumenau
Foto: Odair Silva/Informe Blumenau

Eu estava ao lado do ex-prefeito na antessala do plenário, esperando para entrevistar o Ivan sobre a proposta de mudança da sede do Legislativo. Brunsfeld me perguntava sobre o novo projeto que eu estava empreendendo. Quando falei que iria conversar com o vereador, o diretor geral despejou para mim impropérios sobre o parlamentar, com acusações graves e palavras de baixo escalão. E disse que tomaria satisfações.

Nisto chegou Ivan, estendeu a mão para ele e em seguida para mim. Brunsfeld então começou a questionar Ivan de forma contundente, com o dedo na cara. O vereador reagiu também com palavras fortes, e logo o diretor geral, exaltado como o vereador,  perguntou se ele queria tomar um tiro na cara. Aí a coisa desancou de vez e o resultado todos já sabem. Tudo está no vídeo, menos o comecinho da discussão, relatado fielmente acima.

Ao contrário que o colega Valther Ostermann, que eu respeito e admiro, comentou no Jornal do Almoço de sexta, não foi uma fato isolado, de duas pessoas de cabeça quente, que só repercutiu porque tinha alguém com uma câmera na mão. Quem conhece, quem acompanha, sabe o currículo e o estilo dos protagonistas desse papelão e também sabe que a coisa não é de hoje e tem origens mais profundas.

Como cidadão, fico envergonhado. Como uma pessoa que defende a política, entendo que fatos como esse são um tiro no pé e aumentam o descrédito. Como jornalista que estava no local e presenciou tudo,  entendo que aconteceu um fato grave, entre duas pessoas com representação importante e que recebem salários pagos por nós contribuinte e isso precisa ser mostrado, debatido e entendido.

Resta saber o que acontecerá. Entendo que os dois devam receber algum tipo de sanção. O presidente Mário Hildebrandt (PSD), responsável por trazer Brunsfeld para o Legislativo, prometeu analisar as imagens e ouvir as pessoas e encaminhar, junto a mesa diretora, uma posição. Recebeu as imagens na íntegra na mesma noite do ocorrido.

O cargo administrativo mais importante da casa disse que daria um tiro e chamou, várias vezes, um parlamentar de canalha. Falam que, nos bastidores, Ivan Naatz provoca o tempo todo Brunsfeld, fazendo menção as denúncias que pesam contra o ex-vice-prefeito na Operação Tapete Negro. Nas redes sociais, o pedetista insinua sempre que tem falcatrua neste episódio da troca da sede. Terminará em pizza mais uma vez?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*