BRK completa limpeza preventiva de 56 quilômetros de rede coletora de esgoto em Blumenau no primeiro semestre

BRK, concessionária responsável pelos serviços de implantação, coleta e tratamento do sistema de esgotamento sanitário em Blumenau, completou a limpeza preventiva de 56 quilômetros de redes de esgoto no primeiro semestre deste ano. O serviço é essencial para assegurar o funcionamento eficiente do sistema. “A limpeza preventiva permite identificar e resolver problemas nas tubulações e a retirada de resíduos antes que se agravem, reduzindo significativamente os riscos de entupimentos, extravasamentos e a necessidade de manutenções corretivas”, explica Francisco Wessner, gerente de operações da BRK em Blumenau.

Este trabalho da BRK consiste na remoção de materiais indevidos das tubulações, uma vez que a rede de esgoto é projetada para receber 99% de material líquido e apenas 1% de material sólido. O processo de limpeza é realizado da seguinte forma: a equipe identifica a área afetada e um caminhão hidrojato é enviado para executar o serviço. Nos poços de visita, uma mangueira de 120 metros com alta pressão de água é colocada na rede de esgoto para quebrar as placas de gordura que se acumulam e outra mangueira realiza a sucção de todo o lixo e gordura para fora.

Apesar dos esforços, ainda neste primeiro semestre, a concessionária registrou uma média de 32 casos de obstrução no sistema por mês. Durante os atendimentos e manutenções, a equipe frequentemente encontra itens inadequados lançado na rede de esgoto, como papel higiênico, fio dental, cabelo, cotonetes, restos de comida e óleo. Francisco destaca que o sistema de esgoto não é projetado para lidar com esses materiais. “A conscientização e colaboração dos clientes são essenciais para manter o bom funcionamento do sistema, garantindo a eficiência e a qualidade dos serviços prestados”, completa.

Como forma de contribuir no entendimento da população, a BRK possui o Programa ETE Portas Abertas. Uma iniciativa que visa explicar, de maneira didática, os processos da coleta e do tratamento de esgoto em Blumenau. Desde 2013, recebe instituições interessadas em conhecer as instalações e o funcionamento no município. É uma oportunidade de aproximação e conscientização dos moradores, que além das etapas de coleta e tratamento, percebem a importância da implantação da rede de esgoto para as questões ambientais e sociais. Na visita, também é reforçado sobre os riscos do uso incorreto da rede de esgoto, que pode causar diversos transtornos para a população. Para participar, basta entrar em contato com a BRK por meio do e-mail [email protected].br.

Fonte: assessoria BRK

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*