Câmara de Blumenau realiza primeira sessão nos bairros de 2024

Foto: CMB

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quarta-feira ,21, a primeira sessão itinerante do ano. Foi na Sociedade Recreativa e Desportiva Centenário, no bairro Valparaíso. O evento reuniu 150 pessoas e serviu para discutir melhorias na região Sul da cidade, contemplando os bairros Da Glória, Garcia, Progresso, Ribeirão Fresco, Valparaíso, Vila Formosa, Bom Retiro, Centro e Jardim Blumenau. A sessão atendeu ao requerimento 145/2024, de autoria do presidente e vereador Almir Vieira (PP) e foi aprovado pelos demais parlamentares.

A sessão foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara de Vereadores, vereador Maurício Goll (PSDB), estando também presentes o primeiro secretário da Câmara, vereador Ailton de Souza – Ito (PL); a segunda secretária da Câmara, vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) e os vereadores Jovino Cardoso (SD), Adriano Pereira (PT), Rolf Bublitz (PSDB), Bruno Cunha (Cidadania), Professor Gilson de Souza (Patriota), Diego Nasato (Novo), Carlos Wagner – Alemão (União Brasil) e João Beltrame (Podemos). Ainda contou com as presenças da vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, do Intendente Distrital do Grande Garcia, Juliano Junkes; do secretário municipal de Obras, Dirk Reiter, entre outras autoridades e lideranças comunitárias. Justificaram suas ausências na sessão o presidente Almir Viera (PP) e os vereadores Cezar Campesatto (União Brasil) e Silmara Miguel (PSD). 

No início da sessão os representantes da comunidade e os líderes comunitários tiveram a oportunidade de ocupar a Tribuna Livre para falar das demandas e pedir melhorias para a região Sul da cidade.

Em suas falas os representantes da comunidade destacaram a importância da sessão como forma de dar vez e voz para a comunidade. Também destacaram a importância da representatividade da região dentro da Câmara de Vereadores. Foi citado a necessidade de se pensar em obras estruturantes para o futuro do bairro como pontes e binário, apontando que a região tem quase 80 mil moradores, o que representa quase 25% da população blumenauense reside na região do Grande Garcia. A comunidade também pediu atenção dos vereadores para uma demanda de tubulação fluvial que está obstruída na rua Altamira, no bairro Progresso, apontando que a cada chuva forte acaba alagando as casas dos moradores daquela via, pedindo uma solução para o problema, apontando que existe um protocolo já na ouvidoria do município. A comunidade também reivindicou sobre o posto de saúde da região para melhoria do ambiente de trabalho dos funcionários que trabalham no local e dos usuários que são atendidos, pedindo a saída do aluguel, apontando que ao lado do CEI Osvaldo Deschamps existe um terreno e pedindo um projeto para a construção do posto naquela localidade.

Uma moradora e mãe de uma criança diagnosticada com autismo, TDAH e TOD e representando um grupo de mães de crianças atípicas ocupou o espaço da tribuna para reivindicar em nome de todas famílias que não tem condições financeiras e recursos de arcar com tratamento e esperam na fila para atendimento com neurologista. Ela enfatizou que a demora pelo diagnóstico e em sequência pelo tratamento tardio das crianças podem trazer consequências negativas e sérias na vida da criança e na sua vida futura.

Outras demandas levantadas foram a questão da falta de mais um estabelecimento de ensino na região e da construção de uma Unidade de Pronto Atendimento com ultrassonografia e Raio X ou colocando esses equipamentos para o AG do Garcia, ajudando a desafogar os hospitais da cidade. Outra demanda levantada foi em relação ao CEI Frieda Zadrozny, que atualmente atende 155 crianças. Conforme relato na tribuna, por conta de um desbarrancamento anos atrás e foram desativadas três salas. O pedido dos funcionários, pais e toda comunidade é de que o CEI continue funcionando no local, mas com segurança com a construção de um muro de contenção.

Em nome da comunidade da rua Emilio Tallmann, um morador reivindicou que os moradores ficaram sem acesso para a Rua Amazonas. Fez o pedido de retirada do ponto de ônibus na saída da referida rua e realocado no antigo local, trazendo mais segurança para a comunidade. Também foi mencionado sobre uma demanda antiga da comunidade e que está sendo atendida pelo poder público que é a obra de drenagem e pavimentação da rua Araranguá. Foi mencionado que os moradores daquela rua sofrem com relação a falta de água. Por fim, também foi pedido atenção dos vereadores para a manutenção e conservação da Praça da Fonte Luminosa.

Pronunciamentos dos Vereadores e autoridades 

Em seus pronunciamentos, os vereadores destacaram a importância de a comunidade acompanhar o trabalho dos parlamentares na cidade e participar das sessões. Os parlamentares também falaram de seus trabalhos de atendimento das demandas e ouvindo a comunidade desta região, além do trabalho de fiscalização que realizam e as cobranças e encaminhamentos ao Executivo e em prol de buscar as melhorias para esta região do Garcia. Também falaram de seus trabalhos nos gabinetes, suas bandeiras de mandato e de seus posicionamentos nas votações da Câmara. Alguns vereadores ainda falaram de diversas demandas que ainda precisam de atenção do poder público em diversas áreas como a mobilidade urbana, com melhorias na qualidade do transporte público, na saúde com a instalação das UPAs 24h, área de lazer, na regularização fundiária, na pavimentação de ruas, vagas em creches, entre outras. Os vereadores também apontaram que algumas demandas apontadas durante a sessão já são conhecidas deles e já fizeram alguns encaminhamentos para buscar soluções. Destacaram a organização da comunidade do Grande Garcia em busca das melhorias necessárias para a região. Os parlamentares se colocaram à disposição da comunidade. Os parlamentares também falaram de ações do Executivo.

O vice-presidente do Poder Legislativo, vereador Maurício Goll disse que foi uma felicidade muito grande poder participar da primeira sessão itinerante do ano na região do Grande Garcia, bairro onde nasceu e reside, e onde tem forte atuação nessa região e conhece bem as demandas solicitadas. Lembrou que em 2023 o Poder Legislativo realizou sete sessões itinerantes em diversas bairros da cidade para ouvir as demandas da comunidade e os vereadores puderam estar mais próximos da população, salientando que esse é o verdadeiro objetivo dessas reuniões, sendo que desta vez acontece na região Sul da cidade. “Reconheço as demandas trazidas aqui e tenho me empenhado enquanto parlamentar para buscar soluções. São 28 anos de vida pública dedicada para a comunidade de Blumenau, tendo responsabilidade de ouvir as demandas da comunidade, não só do Garcia”, salientou, reconhecendo o quanto foi investido na questão de infraestrutura pelo poder público no Garcia, com quatro pontes.

O vereador e líder do Governo na Câmara, vereador Jovino Cardoso, apontou algumas ações e obras realizadas pelo poder público na região do bairro Garcia. Citou reurbanizações, manutenções e obras em pontes, melhorias em ruas, contenções, pavimentações de ruas. “Muitas obras e serviços já foram conquistadas e eu ouvi atentamente os anseios expostos pela comunidade. A gestão vem fazendo muitos investimentos que atendem as demandas da região do Garcia”. Também apontou que os vereadores têm ajudado a realizar essas melhorias na região.

A vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, aproveitou a oportunidade de fala para reforçar a parceria juntamente com a Câmara de Vereadores neste momento importante que a comunidade tem de poder trazer suas demandas para os vereadores. Maria Regina reiterou o compromisso do governo municipal de tornar a cidade cada vez melhor e sempre focada nas pessoas.

Fonte: CMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*