Ainda existem alguns parlamentares que ficam incomodados quando algumas informações tornam-se públicas, a partir do trabalho da imprensa. Não entendem que o momento mudou e que atos públicos devem ser públicos, em especial quando envolve dinheiro público.
A Câmara de Vereadores de Blumenau tem se esforçado para criar mecanismos de transparência.
A mais recente iniciativa, idealizada quando Mário Hildebrandt (PSB) era presidente e implantada pela atual Mesa Diretora comandada por Marcos da Rosa (DEM), gerou polêmica, mas é muito importante. Divulgar os gastos mensais de cada gabinete, possibilitando as pessoas analisarem os números.
Uma outra novidade que deve ser implanta em breve é o monitoramento da frota de veículos do Legislativo em tempo real através do site.
Outra ação prevista é a criação de um Serviço de Informação ao Cidadão, um canal que poderá ser acessado por qualquer cidadão para solicitar informações de natureza pública e relacionadas ao Poder Legislativo municipal. A solicitação também poderá ser feita pessoalmente na Câmara de Vereadores, onde o cidadão será auxiliado por um servidor legislativo. O prazo de resposta é de 10 dias úteis. Outras manifestações como críticas, denúncias, elogios, reclamações e sugestões continuam sendo recebidas pela Ouvidoria da Câmara.
Essas ações foram sugeridas pelo Comitê Gestor da Transparência da Câmara de Vereadores, órgão criado neste ano para implantar e aperfeiçoar ações e ferramentas que fomentem a transparência do Poder Legislativo. O Comitê é coordenado pelo vereador Sylvio Zimmermann (PSDB), supervisionado pelo presidente Marcos da Rosa (DEM), composto pelo Procurador Geral da Câmara, Anselmo Lessa, e outros três servidores do Legislativo.
“Quanto mais divulgarmos as ações da Câmara, mais mostraremos à população que o trabalho é feito com transparência, com seriedade, e que estamos preocupados com a legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência, que são os princípios que regem a administração pública”, afirmou o presidente Marcos da Rosa.
Além disso, acontece no próximo dia 22 o 3º Evento de Capacitação Popular para o Controle Social da Administração Pública Local, organizado pela Comissão de Moralidade Pública da OAB Blumenau e pelo Observatório Social. Terá o Portal de Transparência do Legislativo como base e é aberto a comunidade.
Esquecem que são SERVIDORES DO POVO.
É isto que esperamos da Câmara…transparência…poderiam compartilhar com os munícipes quais cargos no executivo foram cedidos a cada vereador….sera que vamos saber?