A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta quinta-feira, 8, uma sessão solene de Entrega de Títulos Honoríficos de Cidadão Blumenauense. O título é concedido a pessoas nascidas fora da cidade de Blumenau, que fazem jus à honraria em razão de mérito em favor do município. A solenidade, que aconteceu no Plenário da Casa, contou com as presenças do vereador Almir Vieira (PP), primeiro-secretário da Casa, da vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) e do vereador licenciado e secretário de Saúde de Blumenau, Marcelo Lanzarin (Podemos), além dos homenageados, seus familiares e demais autoridades e convidados.
Três personalidades foram homenageadas na solenidade com a entrega de títulos honorários, indicados pelos vereadores autores e aprovados por todos os parlamentares da Casa Legislativa.
O vereador licenciado Marcelo Lanzarin (Podemos) prestou homenagem ao professor e pesquisador da Furb, jornalista Clóvis Reis, um dos mais importantes pesquisadores da história da FURB. Lanzarin, atual secretário de Saúde do município, apontou que foi uma grande satisfação poder homenagear o professor por toda a sua trajetória e história em Blumenau. Contou um pouco da história do homenageado que nasceu em Brusque, mas que vive em Blumenau desde 1975. Ele destacou toda a formação acadêmica, incluindo a Licenciatura em Letras, Bacharelado em Jornalismo e em Direito e Doutorado em Comunicação Social, além de outros inúmeros cursos. Citou a trajetória dele na comunicação em diversas emissoras de rádio e jornais. Também relatou toda a carreira dele dentro da Furb, destacando que Clóvis Reis é o único professor em atividade desde a primeira turma do Curso de Publicidade e Propaganda, fundado há mais de 30 anos na universidade.
“O homenageado Clóvis Reis ao longo de toda a sua trajetória contribui muito com desenvolvimento do curso de Publicidade e Propaganda e com o desenvolvimento da nossa universidade. Enquanto jornalista cumpre um papel importantíssimo, pois, nos dias de hoje, em que estamos rodeados de fake news, sabemos como é primordial o papel do jornalista que tem o compromisso de buscar a verdade dos fatos para que a sociedade tenha conhecimento. Mais do que nunca precisamos reconhecer aqueles que são responsáveis, os profissionais que têm um papel importante de transmitir a informação de maneira exata e fidedigna”, ressaltou, apontando ainda que o homenageado adotou a cidade para viver e luta para construir uma cidade melhor a cada dia.
O professor Clóvis Reis, que tem uma trajetória de 30 anos de atuação profissional e como professor na área da comunicação dentro da Furb, iniciou parabenizando aos demais homenageados da noite. Agradeceu ao vereador licenciado Marcelo Lanzarin pela concessão deste título, a todos os demais parlamentares e especialmente aos seus ex-alunos. “Alguns são bem jovens, começando sua atividade profissional, outros já com mais trajetória e que aos poucos se tornaram meus colegas na universidade e colegas de profissão. É uma grande responsabilidade receber este título, sendo um sinal de retribuição de uma conduta, de uma trajetória junto à comunidade de Blumenau, que é uma cidade que recebe e acolhe pessoas de diferentes origens, de diferentes culturas, que constroem uma trajetória profissional e pessoal e podem retribuir com seu trabalho. Essa característica de Blumenau é o que a torna tão interessante e tão destacada”, salientou. Destacou também a importância do diálogo entre a Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Blumenau, a sociedade e a universidade para a construção de soluções e de políticas públicas para a melhoria do município, citando como exemplo o sistema Pronto da Saúde.
O parlamentar Almir Vieira (PP) entregou o título honorífico a Sueli Roberti Cristofolini, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau e voluntária em diversas causas sociais. Ele contou um pouco da história de vida da homenageada, que nasceu em Canelinha e veio para Blumenau em 1979 com 17 anos para buscar oportunidades de estudo e de trabalho. Apontou que Sueli começou a sua atividade profissional como costureira na antiga Companhia Hering, onde trabalhou em diversas funções até se aposentar. Disse que ela é formada em Economia e Administração pela Furb e pós-graduada na Univille. “Como muitos dos blumenauenses, Sueli já passou por diversas dificuldades, inclusive com a enchente em 1983, onde perdeu tudo que havia conquistado com muita luta, mas prosperou e sempre seguiu em frente. Sueli trabalhou a vida inteira e alcançou a sua aposentadoria, mas ela não descansou e sim resolveu ser voluntária da Rede Feminina de Blumenau, uma casa de muito respeito e muito trabalho na cidade. Eu acompanho o serviço que ela desenvolve há muito tempo e ela sempre está a par de tudo que acontece, liderando o grupo, com muita garra, com muita luz, com muita determinação, trabalhando pelo próximo e cuidando das pessoas que sofrem com o câncer”, ressaltou o vereador, apresentando um vídeo com depoimentos de familiares, amigos e voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau.
A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, Sueli Roberti Cristofolini, agradeceu a todos que contribuíram com esta homenagem, citando seus familiares, a Câmara de Vereadores, o vereador Almir Vieira, as voluntárias da rede, entre outras pessoas. Apontou que foi uma noite única em sua vida e que jamais imaginou ser merecedora desta honraria. “ É impossível dizer com palavras o quanto eu estou honrada de receber este título. Blumenau foi a cidade que há 43 anos eu escolhi para morar, para estudar, para trabalhar, para constituir a minha família e para chamar de lar”, ressaltou, recordando um pouco da sua trajetória de vida, lembrando dos desafios e obstáculos que passou, incluindo a enchente de 1983 em Blumenau, onde teve que recomeçar a sua vida e o que já tinha conquistado. “Deixar essa cidade nunca foi uma opção. Eu tinha disposição, fé e emprego, por isso, recomeçar foi a decisão mais acertada. Eu contei com a solidariedade das pessoas durante a enchente, quando eu aprendi o que é a gratidão, o que é a solidariedade e o que é ajudar o próximo. Daquele momento em diante, ajudar as pessoas sempre esteve no meu radar, não fazendo grandes obras, mas pequenos gestos e ações e participando de diversas campanhas solidárias e sendo presidente da Rede Feminina, fazendo a minha parte para fazer deste mundo um lugar melhor para se viver e deixando para minhas filhas os exemplos e valores que eu acredito como generosidade, solidariedade e gratidão”, concluiu.
A vereadora Cristiane Loureiro indicou a honraria para Luiz Alberto Cé, publicitário criador do personagem Vovô Chopão e um dos fundadores e primeiro presidente do Pró-Mei. Apontou que foi uma ocasião especial para valorizar pessoas que não nasceram em Blumenau, mas levam a cidade no coração e que contribuem de diversas formas para seu desenvolvimento. Ela contou um pouco da história do homenageado, da sua formação e contribuição para a cidade. Apontou que Luiz Alberto Cé nasceu em Rio do Sul em 1950 e veio para Blumenau em 1970 para trabalhar como profissional na área de marketing e de propaganda na primeira agência de publicidade da região. Informou que criou o conhecido personagem Vovó Chopão em 1979. A vereadora também enalteceu os diversos prêmios, honrarias que o homenageado recebeu. Ela destacou que quando se fala em Blumenau uma das primeiras coisas que vem à cabeça é a Oktoberfest, a tradicional festa alemã, que é uma marca do município, famosa no Brasil e até no mundo. Apontou que um dos personagens mais conhecidos da Oktoberfest é o Vovô Chopão junto com a sua companheira, a Vovó Chopão. “Nada mais justo e merecido do que homenagear o criador desse garoto propaganda, que também colaborou, fez e faz a diferença em áreas como a cultura, a economia, a educação e o turismo. É um orgulho poder lhe presentear com essa homenagem”, destacou, dizendo que a alegria que o personagem traz ainda marcará muitas gerações.
Ao lado dos personagens Vovô Chopão e Vovó Chopão, o publicitário Luiz Alberto Cé agradeceu a todos os presentes, agradeceu à vereadora Cristiane pela indicação e aos vereadores que aprovaram a homenagem. Ele contou um pouco da sua história e da sua carreira profissional depois que chegou em Blumenau em 1974. Também falou dos primeiros traços feitos na criação do personagem em 1979 e lembrou da época em que foi convidado pela organização da Oktoberfest em 1984 para fazer o primeiro cartaz de divulgação da festa, lembrando que foi na época em que aconteceu a enchente na cidade. Ele disse que na ocasião não sabia da existência da festa, que na Alemanha já existe há mais de 100 anos. “Fizemos o material, divulgamos e a primeira Oktoberfest foi um sucesso”, apontou, lembrando que naquela oportunidade começou o trabalho de viajar pelas capitais do país com o personagem divulgando o Vovô Chopão. Recordou outras festas no passado em que o personagem também participou. Por fim, falou das cartilhas educativas que começaram a ser feitas em 2012 com o personagem, sendo que hoje são mais 30 títulos publicados, levando informações e orientações para as crianças nas escolas.
Seja o primeiro a comentar