A iniciativa é do médico Marcelo Lanzarin (Podemos), presidente da Câmara Municipal. Ele quer dar visibilidade e debater o tema da retomada das cirurgias eletivas em Blumenau, suspensas por conta da Pandemia. A proposta de realizar uma audiência pública foi aprovada na sessão desta quinta-feira e deve ser realizada na próxima semana, reunindo de forma remota representantes dos hospitais da cidade, da secretaria municipal e estadual da Saúde.
Lanzarin explica que as cirurgias estão suspensas de forma preventiva por conta da priorização de remédios para sedação a pacientes de Covid-19, que necessitam uma quantidade superior a enfermos de outras cirurgias. Entende que a medida possa ter sido necessária quando os números de internações estavam elevados, mas que agora é preciso estudar a retomada.
“Saímos da condição vermelha para amarela, de gravíssimo para grave, de acordo com o mapeamento do Estado. Estamos com menos da metade dos leitos de UTI ocupados, é hora de retomarmos, este é o debate que precisamos fazer”, diz Lanzarin, afirmando que a retomada deve ser feita com monitoramento diário para avaliar a situação.
Seja o primeiro a comentar