Blumenau se orgulha de ser referência nacional no transplante de órgãos. Grande parte dos transplantes em Santa Catarina são realizados no Hospital Santa Isabel. Pessoas de todo Brasil vem à cidade em busca da excelência médica praticada aqui.
Mas é preciso mais e mais estimular a doação de órgãos. O Hospital Santo Antônio, o Hospital Santa Isabel e a Renal Vida vão levantar a bandeira nesta quarta-feira, dia 27, Dia Nacional da Doação de Órgãos e tecidos.
O slogan deste ano é “O importante precisa ser dito em vida. Diga ao mundo que você é doador de órgãos”.
Colaboradores e médicos de ambos os hospitais e da Renal Vida, junto com transplantados e familiares de doadores estarão na escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, das 9h às 16h, orientando a população para a causa. Quem passar pelo local será convidado a ser fotografado junto a frase escolhida para campanha e as hashtags #Be a Donor, #Doe Órgãos e #Sou Doador. As crianças ganharão balões da campanha e os adultos folders explicativos.
Além disso, todos serão incentivados a acessar a página das referidas instituições e inserir o tema da campanha na foto de perfil do Facebook, que já está disponível. “Basta clicar na sua foto de perfil e depois em “adicionar tema”.
A campanha quer ainda tirar algumas dúvidas da população, como “preciso deixar algum documento por escrito para avisar que sou um doador? A resposta é não, mas você precisa externar esta vontade para um familiar.
“Falar sobre um assunto tão delicado não é fácil para ninguém, mas é importante. Você não precisa deixar nenhum documento por escrito, mas precisa falar sobre o seu desejo, pois quem decide sobre a doação são seus familiares e eles certamente vão respeitar a sua vontade ”, enfatiza a enfermeira coordenadora da CIHDOTT do HSI, Gisélia Theiss.
Para se ter uma dimensão do panorama no estado, neste primeiro semestre de 2017, quase 550 pessoas em Santa Catarina se encontram na fila de espera, no aguardo por um órgão compatível. Em contrapartida, 719 transplantes foram realizados no estado neste mesmo período, sendo boa parcela destes ocorridos em Blumenau, no Hospital Santa Isabel.
Seja o primeiro a comentar