As informações são da assessoria de imprensa da CDL Blumenau.
Exposição In (Visibilidades) faz homenagem aos 168 anos de Blumenau, na CDL
A mostra das pintoras Cema Raizer e Susana Butzke ficará aberta ao público de 3 de setembro a 3 de outubro, no Espaço Cultural Casa do Comércio.
Para celebrar os 168 anos de Blumenau, comemorado em 2 de setembro, a CDL Blumenau está trazendo para o Espaço Cultural Casa do Comércio a exposição In (Visibilidades), das pintoras Cema Raizer e Susana Butzke. A mostra é uma homenagem a cidade e retrata monumentos históricos e a arquitetura, como os charmosos casarões, que muitas vezes passam despercebidos pelas pessoas.
As pintoras, que frequentam o ateliê “Arte Vária”, da artista plástica e professora Rosana Dominguez, contam que a intenção desta exposição é mostrar como é possível conhecer ou reconstruir alguns aspectos da nossa cidade por meio de novos olhares. “Para algumas pessoas se reforçará a visibilidade e para outras o invisível se tornará visível, afinal na correria do dia a dia, deixamos de lado o olhar atento, que resgata a nossa história”, conta Susana.
Na exposição os visitantes encontrarão obras que retratam, por exemplo, a Macuca, os gatos de Edith, a torre da Matriz, o Casarão Azul, este construído por volta de 1980, a antiga livraria e tipografia Blumenauense, de 1913, e o antigo Foro e Centro Administrativo de Blumenau, construído em 1987.
A exposição, composta por 16 obras em aquarela e gravura, é aberta ao público. A visitação é gratuita e pode ser feita de 3 de setembro a 3 de outubro, das 8h30 às 17h30, no primeiro andar da Casa do Comércio (Alameda Rio Branco, 165), sede da CDL Blumenau. Não é preciso fazer agendamento.
Aquarela e gravuras
Os monumentos são mostrados por Cema Raizer por meio de um estudo feito com a técnica da “Gravura”. Cema gosta de percorrer as ruas de Blumenau e observar com atenção tudo o que a cidade tem de belo e marcante. Assim, ela captura as imagens em gravuras feitas em linóleo e retrata as impressões que tem. Cema também conta suas histórias em poemas, que estão presentes na exposição, além de crônicas e contos.
Susana Butzke retrata a arquitetura, que tem como base a aquarela e outros materiais como grafite, nanquim e lápis de cor. Nas obras estão as fachadas de casas antigas que ainda resistem na rua XV de Novembro e ficam como lembrete de que vale a pena procurar, mudar de direção e descobrir os tais casarões em importantes ruas de Blumenau.
Para as pintoras, a memória é um importante ponto de conexão e expressão. “Retratar a arquitetura e os monumentos em seus detalhes torna as obras eternas ao olhar. Humaniza e transforma a cidade em um lugar especial para morar, visitar, deixar saudades e voltar”, conta Susana.
Seja o primeiro a comentar