Começa nesta segunda-feira, 11, a 29ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas, a COP29, em Baku, no Azerbaijão. Com temperaturas atingindo níveis recordes e impactos climáticos cataclísmicos causando estragos ao redor do mundo, nunca foi tão grande a necessidade de ação urgente e transformadora para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis, transformar os sistemas alimentares e interromper e reverter a perda da natureza.
O principal tema da COP 29 será o financiamento climático, com foco na necessidade urgente de um apoio financeiro substancial e justo para os países em desenvolvimento enfrentarem os impactos das mudanças climáticas.
O casal Lima estará presente. Décio Lima (PT) como presidente do Sebrae e a deputada federal Ana Paula Lima (PT) como representante do parlamento.
“Sabemos que o tempo para agir é agora. As mudanças climáticas estão impactando o mundo inteiro, e, em Santa Catarina e no Brasil, já sentimos os efeitos na pele com enchentes, deslizamentos e secas cada vez mais frequentes. Essa é uma oportunidade para debater políticas públicas reais, compartilhar soluções e aprender com iniciativas de todo o mundo”, manifestou-se Ana Paula Lima. Ela acompanhará as agendas da Casa Brasil e do HUB da Amazônia Legal na COP 29.
O Sebrae participará da COP 29 por meio de diversas frentes. Os principais parceiros são o governo federal, no Pavilhão Brasil (ApexBrasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Meio Ambiente); na cadeia de valor com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o Consórcio Amazônia Legal (CAL), e na promoção do turismo para COP30, com o Ministério do Turismo.
“Este é um tema que nos pertence. Só o Brasil tem seis biomas e a Amazônia, por isso, pode efetivamente ajudar a mudar esta realidade do mundo inteiro, que requer resiliência, transição verde, economia de baixo carbono e justiça social. O presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, nós do Sebrae, os pequenos negócios, os setores produtivos, todos estão engajados neste debate essencial para a humanidade”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
O Casal poderia ajudar a combater as queimadas na Amazônia , que cresceram absurdamente no governo do Inácio .
E o pior , não dá para culpar o Bolsonaro .
acorda seu doente..se fosse o bozo ia levar o ‘passa boiada’ do salles…vc só caga pelo teclado,se toca cara
Não sei qual é a qualificação que o casal Lima tem para estar lá, a qualificação que eu conheço e a de gastar o dinheiro público para fazer turismo, talvez ainda vão dar um Oiee para o Putin, beijar a mão dele.