Por três votos a dois, os integrantes da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara seguiram o parecer da Procuradoria Jurídica do Legislativo e vetaram o projeto de autoria do vereador Cezar Campesatto (União) que queria proibir a Marcha dos Excluídos, realizada há mais de 15 anos em Blumenau junto ao desfile de 7 de Setembro. Foi na reunião da CCJ desta terça-feira, 20.
O autor recentemente retirou seu projeto de pauta para tentar um entendimento junto com a Procuradoria da Casa, o que não foi possível, mas mesmo assim reapresentou a proposta, que contou com o voto favorável dele e do presidente Jovino Cardoso (SD). Votaram contra o relator, Aílton de Souza, o Ito (PL), Maurício Goll (PSDB) e Adriano Pereira.
Cezar Campesatto lamentou a decisão, disse que a manifestação poderia acontecer, mas não no mesmo dia do 7 de setembro e fez referência a uma possível violência – fez referência a foice e armas -, que nunca foi registrada.
Em ano de eleições , os votos contrários são fáceis de entender, principalmente boto DP PT, que tem seu curral eleitoral baseado nestas questões.
O “boto” não “bota”,
O “boto” não desfila,
Parece que o “boto” está em extinção,
Como nossa língua portuguesa…