A Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau (CDL), divulgou um alerta sobre dois golpes que estão sendo aplicados na cidade. Empresários relataram essas situações à entidade.
Um deles é sobre protesto de títulos. O golpista liga para o consumidor inadimplente e diz que é funcionário de algum cartório ou Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos. Diz que a pessoa possui uma dívida que está protestada e que precisa fazer o pagamento. Para isso, ele informa o número de uma conta bancária para depósito e diz que assim que ele for efetuado, o consumidor estará com o nome limpo.
O alerta é para que os consumidores desconfiem desse tipo de ligação e que não façam depósitos. Quando um título é protestado, o cartório ou tabelionato entra em contato com o devedor pessoalmente, onde entrega uma carta aviso com um boleto. O pagamento também pode ser feito no cartório, mas nunca por depósito em conta corrente.
O outro alerta é para a circulação de notas falsas. Um associado informou a CDL que recebeu uma cédula de R$ 50,00 falsa. O número de série dela é 06983014315 A. A entidade orienta para que os comerciantes fiquem atentos ao receber notas de maior valor.
No site do Banco Central do Brasil, tem algumas dicas que ajudam a saber identificar uma nota falsa. Saiba mais, clicando aqui.
Seja o primeiro a comentar