A Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau destoa das entidades empresariais, ela que também faz parte do G6. Nesta terça-feira, emitiu uma nota com criticas a decisão da prefeitura de fechar novamente o comércio.
“Não é no comércio que o vírus se espalhou” e “o setor não pode pagar esta conta” são trechos do comunicado assinado pelo presidente Helio Roncaglio, leia:
Mais uma vez, o setor do comércio foi penalizado com as novas medidas restritivas anunciadas pela prefeitura no dia 20 de julho. Desde o início da pandemia, a CDL Blumenau tem atuado fortemente na conscientização das pessoas de forma a preservar os empregos e manter comércio aberto. Tudo isso de forma conjunta com o poder público, com os associados e a população em geral.
A notícia do fechamento do comércio foi uma surpresa (negativa) à CDL Blumenau. Entendemos que medidas mais severas eram necessárias, mas não compreendemos da forma que ocorreu. Há quatro meses, a entidade tem participado de inúmeras reuniões na prefeitura com diversas autoridades. Sugerimos ações, nos colocamos à disposição e, principalmente, colocamos a mão na massa.
Sabemos o quanto os empresários se dedicaram e se preparam para receber colaboradores, fornecedores e clientes. Com certeza, temos um comércio seguro em Blumenau. Não é no comércio que o vírus se espalhou. Estávamos preparados e cumprindo todas as determinações,com lojistas e colaboradores extremamente conscientes e preparados.
O setor não pode pagar esta conta. O prejuízo financeiro das empresas já ultrapassou os limites para a maioria. Talvez algumas portas não se abram mais e o desemprego, com certeza, aumentará.
O fechamento do comércio é um paliativo diante de toda a situação. É preciso que a prefeitura reveja as medidas restritivas e aumente a fiscalização para coibir de fato o que oferece risco no contágio da Covid-19, como as festas (especialmente nos finais de semana) e aglomerações.
Estamos cientes de todos os nossos esforços para manter os estabelecimentos de portas abertas e assim preservar empregos e manter a economia ativa. A CDL Blumenau não vai cruzar os braços. Continuaremos fazendo de tudo para ajudar o comércio, em especial nossos associados, levando informação, defendendo o setor, desenvolvendo campanhas, entre outros.
Helio Roncaglio
Presidente da CDL Blumenau
Be the first to comment